in ,

Seleções Imortais – Hungria 1950-1954

hungria_54_team_squad
Em pé: Gyula Lóránt, Jenő Buzánszky, Nándor Hidegkuti, Sándor Kocsis, József Zakariás, Zoltán Czibor, József Bozsik e László Budai. Agachados: Mihály Lantos, Ferenc Puskás e Gyula Grosics.

 

Grandes feitos: Campeã Olímpica em 1952 e Vice-campeã Mundial em 1954. Foi a maior máquina de fazer gols do futebol europeu na história.

Time base: Grosics; Buzánszky, Lóránt e Lantos; Bozsik e Zakariás; Toth (Budai), Kocsis, Hidegkuti, Puskás e Czibor. Técnico: Gusztáv Sebes.

“A mais avassaladora das seleções”

Por Guilherme Diniz

Texto publicado em abril de 2012 e atualizado em 2022

 

É impossível falar em grandes seleções de futebol sem citar a Hungria da década de 1950. Hoje, o futebol do país não é nem coadjuvante no mundo da bola e vive ainda da história de seu melhor time. Se a bendita Copa do Mundo de 1954 tivesse ficado em mãos húngaras, talvez o futebol no país pudesse ser outro nos dias de hoje. E, se os conflitos políticos entre Hungria e URSS não tivessem existido, talvez o país tivesse a chance de segurar seus craques por mais tempo na época. Mesmo sem o título mundial, a Hungria entrou para a história. Puskás, Kocsis, Hidegkuti e companhia deram tantos shows, mas tantos shows, que o futebol jamais vai se esquecer daquele time estupendo, apelidado de Mágicos Magiares, que inovou o esporte com o esquema “WW” (que seria o embrião do 4-2-4 do Brasil na Copa de 1958) e deixou inúmeros adversários atordoados (inclusive o Brasil), entre eles a soberba Inglaterra, que levou de seis em pleno estádio de Wembley. É hora de relembrar.

 

Adaptando um esquema vencedor

Image

O futebol do começo do século XX não era muito apegado a táticas. Não até o Arsenal de Herbert Chapman adotar o esquema tático WM, com dois zagueiros, três volantes, dois meias e três atacantes. O esquema logo se tornou referência no esporte e praticamente todas as equipes o utilizaram. Porém, em 1950, o treinador húngaro Gusztáv Sebes decidiu inovar. Ele percebeu que o WM provocava espelhos nos confrontos em que duas equipes o utilizavam. Com a facilidade em ter craques fora do comum no time, ele inverteu o M e criou o WW. O esquema primou pela movimentação do time, pelo toque de bola, e pelo fator surpresa no ataque, pois um meia-atacante pelo meio (que os zagueiros achavam ser um centroavante) atraía a marcação adversária, deixando os dois atacantes livres para fazer a festa. No caso da Hungria, Hidegkuti era o falso centroavante, e Puskás e Kocsis os atacantes genuínos. O trio foi fundamental para o sucesso que aquela seleção começaria a fazer.

Prontos para o show

Image

Com a base feita a partir do grande time do Honvéd, a Hungria começou o seu show. O time passou a fazer ótimas partidas e a mostrar um profissionalismo tremendo. Sem a bola, o time recuava um de seus volantes formando uma linha de quatro zagueiros, utilizada em quase todos os times hoje. O técnico Sebes primava, também, pelo aquecimento e preparação física de seus jogadores, algo não levado muito à sério na época. Isso possibilitava a constante movimentação e troca de posições do time. Notou a semelhança? Isso mesmo, aquela Hungria seria a inspiração clara do Carrossel Holandês na Copa de 1974.

 

O primeiro grande desafio

Image

A Hungria estava pronta para disputar as Olimpíadas de Helsinque, na Finlândia, em 1952. O time era o favorito ao título, ao lado do Brasil (vice-campeão mundial em 1950) e a forte seleção da Iugoslávia. Na fase preliminar, a Hungria venceu a Romênia por 2 a 1. Na primeira fase, vitória sobre a Itália por 3 a 0. Nas quartas de final, massacre contra a Turquia: 7 a 1, com 2 de Kocsis e 2 de Puskás. Na semifinal, 6 a 0 contra a Suécia, com novo show do trio mágico Hidegkuti, Puskás e Kocsis. A Hungria estava na decisão. O adversário seria a Iugoslávia, que havia eliminado URSS, Dinamarca e Alemanha.

 

Time de ouro

Image

Os mágicos, ovacionados após o ouro. Mihaly Lántos, Peter Palotas, Zoltan Czibor, Jozsef Bozsik, Gyula Lorant, Jozsef Zakariás, Gyula Grosics, Sandor Kocsis, Nandor Hidegkuti, Ferenc Puskás e Jeno Buzanszky.

 

A Hungria não tomou conhecimento dos iugoslavos e venceu por 2 a 0, gols de Puskás e Czibor. O time conquistava a sua primeira de três medalhas de ouro na história do futebol olímpico. O ouro consagrava a campanha impecável do time, com cinco vitórias em cinco jogos, 20 gols marcados e apenas dois sofridos. A Europa e o mundo conheciam, enfim, a força daquele time mágico. Era hora de iniciar a preparação para o torneio vedete de dois anos depois: a Copa do Mundo.

 

Vitória histórica

Image

Antes do Mundial da Suíça em 1954, a Hungria ainda protagonizou um feito histórico. Em novembro de 1953, a equipe de Puskás e companhia enfrentou a Inglaterra em um amistoso no mítico estádio de Wembley. Os ingleses nunca haviam sido derrotados em casa por nenhuma seleção fora da Grã-Bretanha. Pois o esquadrão magiar enfiou 6 a 3 nos ingleses, num jogo que ficou marcado na história. O mundo se assombrou ao ver aqueles craques colocarem os ingleses na roda. Ninguém esperava que os inventores do futebol perdessem em Wembley, ainda mais de goleada. Pois perderam. Inapelavelmente. Era a deixa para a Hungria entrar na Copa do ano seguinte como favorita absoluta. Quem poderia tirar o título deles?

A Hungria que massacrou a Inglaterra em Wembley: imagine o pânico dos defensores ingleses ao dar de cara com o ataque húngaro...
A Hungria que massacrou a Inglaterra em Wembley: imagine o pânico dos defensores ingleses ao dar de cara com o ataque húngaro…

 

Novo show

Image

A Copa de 1954 tinha, além da Hungria, o então campeão Uruguai como outro favorito ao título – a Celeste ainda mantinha a base vencedora de quatro anos antes e foi muito bem no Mundial. Aquela Copa ficaria marcada como a com melhor média de gols da história: absurdos 5,4 gols por jogo! Isso mesmo! Foram 140 gols em 26 jogos! Essa média astronômica de gols foi beneficiada, claro, pela Hungria. Na primeira fase, duas vitórias: 9 a 0 na Coreia do Sul e 8 a 3 na Alemanha. Foram 17 gols em dois jogos. Surreal? Não para Puskás, Kocsis e Hidegkuti, que voavam naquele mundial.

Image

Nas quartas de final, a Hungria enfrentou o Brasil em um jogo que seria o mais violento já registrado nas Copas na época e que ficou conhecido como “Batalha de Berna”. Foram três expulsões (todas as registradas na Copa, numa mesma partida!) e muito quebra pau. No fim, prevaleceu o futebol húngaro, que derrotou o Brasil por 4 a 2. Na semifinal, um jogo épico contra o Uruguai. A partida foi bem disputada, mostrando a qualidade dos uruguaios e assustando um pouco os magiares. Após empate em 2 a 2 no tempo normal, porém, a Hungria mostrou mais poder de precisão e marcou dois gols: 4 a 2 para a Hungria. O time estava na final. O Uruguai sentiu demais a ausência de Obdulio Varela, o eterno capitão que destroçou o Brasil no Maracanazo de 1950. Era hora da coroação do maior esquadrão do planeta. Era, não fossem os alemães…

Image

 

O milagre de Berna

Image

Depois de vivenciar a “Batalha de Berna”, a Hungria teve de presenciar outro feito na cidade suíça: um milagre. O time mais temido e formidável do mundo sucumbiu inexplicavelmente para a regular Alemanha de Fritz Walter e perdeu de virada por 3 a 2. Como podia um time daqueles, recheado de craques, perder uma Copa ganha? Vários fatores podem explicar. Na primeira fase, a Alemanha levou um chocolate da Hungria, lembra? Pois é, só que naquele jogo os alemães pouparam cinco titulares na derrota para os magiares, pensando no jogo seguinte. Ou seja, a Hungria não enfrentou a força máxima dos alemães. Outro ponto foi que naquela partida da primeira fase o zagueiro alemão Liebrich deu uma entrada dura no maior craque da Hungria, Puskás. O jogador saiu de campo contundido logo no primeiro tempo, perdeu os jogos seguintes e disputou a final “baleado”.

Outro ponto: a Hungria vinha de uma partida duríssima contra o Uruguai, que só foi decidida na prorrogação, e estava visivelmente cansada. Já a Alemanha vinha de uma goleada fácil sobre a Áustria por 6 a 1. O último ponto: o jogo final foi disputado debaixo de um dilúvio, uma chuva torrencial. Isso prejudicou demais o futebol recheado de toques de bola dos magiares, prevalecendo a força e robustez dos alemães.

Image

Um pequeno ponto não comprovado é que no intervalo do jogo, com a partida empatada em 2 a 2 e os alemães no vestiário, Adi Dassler, fundador da marca Adidas, trocou as travas das chuteiras dos jogadores para que escorregassem menos. Verdade ou não, o fato é que a Alemanha estava muito mais preparada para aquele jogo que os mágicos húngaros. Foi a primeira derrota da Hungria após 32 partidas, de junho de 1950 até o fatídico 4 de julho de 1954. Um recorde. A equipe ainda acumulou os seguintes recordes até hoje inigualados em Copas:

  • Maior número de gols marcados em uma só Copa: 27 gols;
  • Maior média de gols marcados em uma só Copa: 5,4 gols por jogo;
  • Maior saldo de gols em uma só Copa: +17 gols;
  • Artilheiro com a maior média de gols em uma só Copa: Kocsis, com 2,2 gols por jogo – 11 gols em 5 jogos

 

 

O fim da magia

Image

A derrota na final de uma Copa praticamente ganha foi um baque para a Hungria. O time nunca mais seria o mesmo e nunca repetiu o sucesso estrondoso de 1954 e até de outrora em outras Copas. Jogadores se aposentaram da seleção e a Revolução Húngara de 1956 somada aos diversos conflitos no país por conta da influência soviética culminaram com o fim da magia. Nunca mais o mundo viu uma seleção tão mortal no ataque quanto aquela Hungria. Claro, logo em 1958 surgiria “um certo Brasil” de Pelé, Zagallo e Didi, mas essa é outra história... O que ficou, para sempre, foram os encantos e números de Puskás, Kocsis, Hidegkuti e Czibor. Os Mágicos Magiares foram imortais.

 

Números de destaque:

  • Antes da final da Copa de 1954, a Hungria disputou 32 partidas, venceu 28 e empatou quatro, com 146 gols marcados e 36 sofridos. Média de 4,56 gols marcados por jogo;
  • Entre 1950 e 1956, a Hungria disputou 69 jogos, venceu 58, empatou 10 e perdeu apenas um (exatamente a final da Copa…);
  • A Hungria detém até hoje o recorde mundial de aproveitamento na história: entre junho de 1950 e fevereiro de 1956, foram 42 vitórias, sete empates e uma derrota, aproveitamento de 91%;
  • Entre junho de 1950 e julho de 1954, a seleção húngara permaneceu 32 jogos sem perder;
  • A Hungria detém o recorde mundial de 73 jogos seguidos marcando ao menos um gol – entre abril de 1949 e junho de 1957;
  • Puskás e Kocsis formaram a dupla mais prolífica de uma seleção na história. Juntos, eles anotaram 159 gols pela Hungria.

 

 

Os personagens:

Grosics: era a muralha do gol de um time extremamente ofensivo. Integrou a grande equipe húngara por mais de uma década, até se aposentar do time em 1962.

Buzánszky: foi defensor e tinha a árdua missão de parar os atacantes adversários devido a vocação ofensiva do time. Atuou de 1950 até 1956.

Bozsik: eleito para o All-Star Team da Copa de 1954, o volante brilhou no meio de campo da mágica Hungria naquele Mundial. Além de desarmar os adversários como poucos, Bozsik armava jogadas ofensivas, dava passes primorosos, tinha visão de jogo e muita técnica. Jogou demais no Budapeste Honvéd e o clube até batizou seu estádio com o nome do craque: József Bozsik Stadium. .

Lantos: outro grande defensor do time húngaro. Atuou mais de 50 partidas pela seleção.

Zakarías: foi um eficiente e habilidoso meio campista e ajudava a “segurar a bronca” lá atrás.

Lóránt: ajudava na contenção do meio de campo. Jogou 37 partidas pela Hungria.

Toth: grande jogador, Toth foi peça importante na partida contra o Brasil, participando de muitas jogadas que resultaram em gols.

Budai: outro símbolo daquela equipe, foi um dos pilares no meio de campo e do ataque daquele time. Mágico com a bola nos pés.

Hidegkuti: era o cérebro do time e o “falso centroavante”, já que recuava para servir os companheiros. Foi um dos maiores jogadores da história do futebol e da seleção húngara. Em 69 jogos marcou 39 gols pela Hungria. Marcou época no futebol.

Czibor: outra estrela húngara, Zoltán Czibor atuou em mais de 40 partidas pela seleção e foi referência no esquema ofensivo do time. Ele, ao lado de Puskás e Pedro Cea (uruguaio) foram os únicos jogadores a marcar gol em finais de Copa do Mundo e Olimpíada. Tinha extrema habilidade e muita velocidade.

Puskás: o maior gênio do futebol húngaro e um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Marcou 83 gols em 85 jogos pela Hungria, uma média absurda de quase um gol por jogo. Rápido, técnico, habilidoso e cerebral, era a estrela máxima do time. Encantou o mundo, também, jogando pelo Real Madrid multicampeão da década de 50. Desde 2009, a FIFA concede ao jogador que marcou o gol mais bonito do ano um prêmio em homenagem a estrela húngara: Prêmio Ferenc Puskás. Super merecido. Leia mais sobre ele clicando aqui.

Kocsis: um dos maiores pontas e atacantes que o futebol já viu, Sándor Kocsis era o terror para as defesas adversárias. Suas arrancadas e gols em profusão eram comuns, tanto é que marcou 75 gols em 68 jogos pela Hungria, e foi artilheiro da Copa de 1954 com 11 gols, um recorde superado apenas pelo francês Just Fontaine em 1958. Foi gênio e referência em bola na rede na década de 50. Leia mais sobre ele clicando aqui.

Gusztáv Sebes (Técnico): estrategista e precursor do famoso esquema tático WW , Sebes foi um dos maiores técnicos de sua geração. Foi um treinador moderno para sua época, e primava pela eficiência de seus jogadores, bem como preparo físico, treinamento e habilidade.

 

Leia mais sobre a goleada sobre a Inglaterra clicando aqui.

Leia mais sobre a semifinal contra o Uruguai clicando aqui.

Leia mais sobre o Milagre de Berna clicando aqui.

 

Licença Creative Commons
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.

Comentários encerrados

13 Comentários

  1. Faz pouco tempo estive lendo Budapeste do Chico Buarque e não é que ele usou e abusou dos jogadores desta seleção para nomear lugares e personagens. Recomendo a leitura. Uma mesa literária com a mediação do escrivão Puskás e participação do prosista Hidegkuti e do poeta Kocsis é impagável. Isso sem contar na praça Czibor, a avenida Bozsik, o hotel Zakariás e por aí vai.
    Parabéns pela página.

  2. Muito bom artigo. Conheço no essencial o seu conteúdo e tenho de dizer que gostei de ler.
    A Hungria da primeira metade dos anos 50 foi, sem dúvida, uma das melhores selecções que o futebol produziu. A melhor de sempre? Qualquer resposta será sempre subjectiva.
    O que não deixa de ser estranho é o declínio em que o futebol húngaro mergulhou a partir daí e mais especificamente a partir dos anos 70. A Hungria foi dos primeiros países a abraçar o profissionalismo e teve um lote de treinadores invejável distribuido por vários países. Talvez muitos não saibam, mas 16 títulos de campeão em Portugal foram obtidos com treinadores húngaros – um record.
    Parece que está em marcha actualmente um plano estatal para devolver ao futebol húngaro alguma da credibilidade de outrora. Será que vai resultar?

    • Ótimo comentário, Fernando! Realmente é uma pena o futebol húngaro viver no ostracismo desde aqueles anos dourados. O país tinha tudo para ser uma potência europeia, mas parece que deixou de focar no futebol após a Copa de 1954. Apenas seus treinadores conseguiram sucesso. Eu particularmente torço para uma Hungria forte no futuro. Quem sabe um dia, não é mesmo? Obrigado pelo prestígio!

  3. a maravilhosa seleção hungara de 1954, foi um assombro, sem duvida alguma a melhor seleção europeia de todos os tempos!!! um time fantástico!!! merecia ganhar a copa com justiça!!! assim como o brasil em 1950!!! coisas do futebol!!!!

  4. A melhor seleção de todos os tempos!!! Os números não mentem. Só perdeu a final de 54 porque se ganhasse, não seria ela a campeã, mas sim o comunismo. Que era muito repudiado por todo povo húngaro, inclusive seus jogadores. Visto à revolução de 56.

Seleções Imortais – Uruguai 1950

Jogos Eternos – Argentina 2×1 Inglaterra 1986