in

Jogos Eternos – River Plate 2×2 San Lorenzo 2008

San Lorenzo de Almagro's Bergessio celebrates after scoring his team's first goal against river Plate during their Copa Libertadores soccer match in Buenos Aires

Data: 08 de maio de 2008

O que estava em jogo: uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores da América de 2008.

Local: Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, em Buenos Aires, Argentina

Juiz: Sergio Pezzotta (ARG)

Público: 57.000 pessoas

Os Times:

Clube Atlético River Plate: Juan Pablo Carrizo; Paulo Ferrari, Gustavo Cabral, Eduardo Tuzzio e Cristian Villagra (Alexis Sánchez); Augusto Fernández (Mauro Rosales), Oscar Ahumada, Matías Abelairas e Diego Buonanotte; Radamel Falcao García e Sebastián “Loco” Abreu. Técnico: Diego Simeone.

Clube Atlético San Lorenzo de Almagro: Agustín Orión; Hernán Adrián González, Sebastián Méndez (Gastón Aguirre), Jonathan Bottinelli e Diego Placente; Diego Rivero, Juan Manuel Torres, Walter Acevedo (Pablo Alvarado) e Andrés D´Alessandro; Néstor Andrés Silvera e Gonzalo Bergessio. Técnico: Ramón Díaz.

Placar: River Plate 2×2 San Lorenzo (Gols: Abelairas-RIV, aos 11’do 1º T; Abreu-RIV, de pênalti, aos 16´, e Bergessio-SLO, aos 24´e aos 28´do 2º T). Expulsos: Rivero-SLO, aos 41´do 1º T; Bottinelli-SLO, aos 13´e Tuzzio-RIV, aos 46´do 2º T.

“A vitória de Lorenzo na Batalha de Núñez”

Por Guilherme Diniz

Já corria o segundo tempo. Mais de 23 minutos. Os “millonarios” de Núñez faziam a festa de seus 57 mil torcedores no Monumental com um 2 a 0 no placar. O adversário já estava praticamente morto. E com nove homens em campo. A vantagem da turma do River Plate era enorme. A desvantagem dos de Lorenzo ainda maior. Só um milagre poderia colocar o time azul e grená de volta à partida. E ele aconteceu. Duas vezes. Em apenas quatro minutos, dois gols. Empate. 2 a 2. Nove homens empatavam um jogo virtualmente perdido. A pequena hincha do San Lorenzo presente na casa do River pulsava sem parar. E não havia jogador no mundo depois dos 30´do segundo tempo capaz de vazar a meta dos de Lorenzo. Eles estavam de corpo fechado. Abençoados. E com a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores assegurada.

Em 08 de maio de 2008, o futebol argentino e sul-americano assistiu a uma partida épica que ganhou seu lugar cativo entre os capítulos de superação e do imponderável do esporte. Com nove homens, jogando fora de casa e no limite físico, o San Lorenzo conseguiu empatar um jogo perdido contra o River Plate e se classificar de maneira heroica na Libertadores daquele ano. O resultado foi imensamente celebrado pela torcida azul e grená e marcou o início da iminente queda do River no cenário continental e nacional (além de resgatar a célebre fama de “Gallinas” do time do Monumental…). É hora de relembrar.

 

Pré-jogo

No primeiro jogo das oitavas, a festa foi do San Lorenzo.
No primeiro jogo das oitavas, a festa foi do San Lorenzo.

 

Eternos rivais, River Plate e San Lorenzo se encontraram logo nas oitavas de final da Copa Libertadores de 2008 não só para disputar uma vaga na próxima fase, mas também por ter o saboroso gosto de eliminar um rival na principal competição do continente. Na primeira fase, o San Lorenzo fez uma boa campanha no Grupo 1 e avançou na segunda posição, atrás do Cruzeiro-BRA e à frente de Caracas-VEN e Real Potosí-BOL. O “Ciclón” venceu três jogos, empatou um e perdeu dois, com oito gols marcados e sete sofridos.  Comandado pelo técnico Ramón Díaz, a equipe vinha no embalo do título do Clausura de 2007 e tinha alguns bons jogadores no elenco como o goleiro Orión, o meia D´Alessandro e os atacantes Silvera e Bergessio. Já o River procurava se reerguer depois de quatro temporadas ruins e cheias de eliminações traumáticas em torneios continentais. Comandado por Diego Simeone e com uma boa linha de frente formada por Buonanotte, Falcao García e Loco Abreu, a equipe de Nuñéz se classificou em primeiro no Grupo 5 da Libertadores com quatro vitórias e duas derrotas em seis jogos, com 14 gols marcados e oito sofridos.

No primeiro jogo entre os dois times, na casa do San Lorenzo, os azuis e grenás venceram por 2 a 1 (gols de Silvera e González) e podiam até empatar no Monumental para se classificar. Em Nuñéz, o River havia mostrado muita força e tido como imbatível. Já o San Lorenzo vinha de quatro vitórias seguidas na temporada e certo de que poderia sair do território hostil do inimigo com a vaga. Porém, o duelo da volta não seria muito confortável para a equipe de Almagro.

 

Primeiro tempo – tudo errado

dalessandro_450840384

No dia do jogo, a temperatura no Monumental era a mais alta possível com a imensa festa da torcida do River, que enchia o estádio de fumaça e papeis picados, além de demonstrar apoio total ao seu clube de coração. Nos primeiros dez minutos de jogo, o San Lorenzo mostrou inteligência e calma ao manter a bola no campo de ataque e tocá-la com precisão, forçando o rival a abusar do chutão para frente e tirar a redonda de qualquer maneira de seu campo. No entanto, aos 9´, Abreu marcou o primeiro gol do River, mas o tento foi anulado equivocadamente pela arbitragem por impedimento. A torcida, claro, ficou indignada, mas o River tratou de fazer justiça com os próprios pés dois minutos depois.

Em cobrança de falta de Abelairas para a área azul e grená, Falcao García atrapalhou o goleiro Orión com uma “cortina” e o River abriu o placar no Monumental: 1 a 0. O gol abalou o toque de bola da equipe de Almagro, que passou a demonstrar muito nervosismo e pouca objetividade. Já o River era preguiçoso e não conseguia se inflamar em busca de mais e mais gols mesmo com o apoio maciço de sua torcida, que berrava sem parar com os tradicionais cânticos argentinos. O jogo foi ganhando mais tensão com jogadas ríspidas, trocas de “elogios” e muita disputa. Tanta pressão subiu à cabeça do goleiro Orión e do jogador Rivero, ambos do San Lorenzo. O primeiro levou cartão amarelo, aos 18´, e o segundo levou um amarelo, aos 14´, e um vermelho, aos 41´, após duas faltas duras. Com um a menos e um ambiente todo desfavorável, o San Lorenzo já temia pelo pior na segunda etapa.

Os times em campo: no 11 contra 11, o River se saiu melhor. No 9 contra 11, o San Lorenzo conseguiu aproveitar os espaços no setor direito da zaga do rival e marcou os gols da salvação.
Os times em campo: no 11 contra 11, o River se saiu melhor. No 9 contra 11, o San Lorenzo conseguiu aproveitar os espaços no setor direito da zaga do rival e marcou os gols da salvação.

 

Segundo tempo – pesadelo, esperança e milagre

Falcao Gárcia nos tempos de River.
Falcao García nos tempos de River.

 

No intervalo, o técnico Simeone mudou a postura tática do River e fez seu time adiantar a marcação com o intuito de fazer o San Lorenzo ficar acuado em seu próprio campo e começar a errar mais, o que levaria o time da casa a marcar mais gols e a encaminhar uma consequente classificação. Sem poder de reação, o San Lorenzo iniciou a segunda etapa afoito e sem espaços, com 10 homens e precisando de pelo menos um gol. Se a missão já era difícil, ela ficou quase impossível aos 16´, quando Falcao García recebeu na direita do meio de campo, deu um chapéu em Bottinelli e avançou em disparada até o campo de ataque. Na corrida, o colombiano perdeu a jogada para o zagueiro azul e grená, que recuou a bola para o goleiro Orión. Já sem a bola, Bottinelli acertou uma cotovelada em García pensando que o árbitro não iria ver. Mas ele viu, bem como toda a torcida do River, que praticamente apitou o pênalti para seu time.

Sem pensar duas vezes, o juiz expulsou Bottinelli e deixou o San Lorenzo com apenas nove homens. Na cobrança, Loco Abreu bateu (sem cavadinha…) e ampliou a vantagem do River: 2 a 0. A classificação dos “millonarios” estava encaminhada. A torcida ria à toa e já cantava feliz da vida os louros da próxima fase da Libertadores. Logo após o gol, o técnico Simeone tirou Augusto Fernández e colocou Rosales a fim de aproveitar a desvantagem numérica do adversário e pensar até em uma goleada. Porém, por mais incrível que pudesse parecer, a mexida do treinador diminuiu o poder de marcação do River pelo setor direito, o mesmo onde D´Alessandro, mais perigoso jogador de ataque do San Lorenzo, jogava. Estava aberto o caminho para uma improvável salvação do time azul e grená.

00011662-10_352689352

Aos 24´, Orión chutou lá de trás uma bola em direção à área do River e a zaga tirou de qualquer maneira. A bola sobrou para González, que deixou na direita com D´Alessandro. O meia esperou a passagem do companheiro e devolveu com sutileza e precisão. González recebeu, segurou um pouco e cruzou para a área quase com a bola em cima da linha de fundo. Silvera dominou e, sem ângulo, decidiu recuar para alguém vestido em azul e grená. A bola foi ao encontro de Placente, livre, que só rolou na esquerda para Bergessio dominar e chutar forte: 2 a 1. Golaço! O resultado levava o jogo para os pênaltis, mas o San Lorenzo não queria de jeito nenhum tirar a sorte na marca da cal. Valente, com muito mais vontade que o rival e em seu ápice na partida, a equipe de Almagro passou a atacar o River em busca do segundo gol, mesmo que isso custasse um contra-ataque letal do adversário.

Aos 28´, escanteio para o San Lorenzo. D´Alessandro bateu no primeiro poste e Bergessio, como um foguete, apareceu para cabecear firme no canto oposto do goleiro Carrizo: 2 a 2. O Monumental emudeceu. E os poucos torcedores do time azul e grená no estádio entraram em estado profundo de euforia. Era o empate. Era a ressurreição. Era a classificação mais perto. E com apenas nove homens. Bergessio virava o herói de Almagro, tirava a camisa para extravasar e encarnava como nunca a fé que sempre moveu o Ciclón.

Bergessio vibra: mesmo com 9 jogadores, o San Lorenzo arrancou um empate do River e saiu do Monumental classificado.
Bergessio vibra: mesmo com 9 jogadores, o San Lorenzo arrancou um empate do River e saiu do Monumental classificado.

 

O empate obrigou o River a marcar dois gols nos minutos seguintes se quisesse continuar com o sonho da classificação vivo. Não havia outra opção. Simeone tirou Villagra, colocou Alexis Sánchez e mandou seu time ao ataque, mas sem nenhuma objetividade e organização. O San Lorenzo soube se defender, mostrou muita lucidez tática e neutralizou as investidas do rival. Falcao García e Alexis foram obrigados a recuar e construir as jogadas ao invés de eles receberem dos companheiros, que não tinham a qualidade de ambos para tal. Aos 37´, Rosales, do River, ainda acertou uma bola na trave. Aos 46´, o zagueiro Tuzzio foi expulso e acabou de vez com as remotas chances do River na partida.

dalessandro-negocio-inter-afp-453

D´Alessandro vibra com Bergessio: dupla foi fundamental para a classificação heroica do San Lorenzo.
D´Alessandro vibra com Bergessio: dupla foi fundamental para a classificação heroica do San Lorenzo.

 

O 2 a 2 foi como uma vitória de goleada do San Lorenzo e classificou o time para as quartas de final. Para o River, era mais um resultado deprimente e uma eliminação bem dolorida que se somava às anteriores nas Libertadores de 2004 (para o rival Boca Juniors, na semifinal), 2005 (para o São Paulo-BRA, na semifinal) e 2006 (para o Libertad-PAR, nas quartas de final). No dia seguinte, os jornais argentinos estamparam em suas capas a força e garra demonstrada pelo San Lorenzo naquela partida histórica, que provou como nunca quais as características necessárias para se encarar um jogo de Libertadores: ter raça, determinação, força de vontade, talento, técnica e, claro, sorte e fé, esta última presente desde sempre na camisa e na tradição do San Lorenzo de Almagro.

A capa do tradicional jornal "Olé", no dia seguinte ao jogo épico: machos!
A capa do tradicional jornal “Olé” no dia seguinte ao jogo épico: machos!

 

Pós-jogo: o que aconteceu depois?

River Plate: a eliminação diante de um rival doméstico, somada a outros resultados ruins, deixou feridas profundas no River Plate. A equipe só disputou mais uma Libertadores desde então (em 2009, e foi eliminado ainda na fase de grupos), fez péssimas campanhas no Campeonato Argentino e chegou ao fundo do poço com o inédito rebaixamento para a segunda divisão, em 2011, após empatar em 1 a 1 contra o Belgrano, em casa, num jogo que teve a arbitragem do mesmo juiz do empate diante do San Lorenzo, em 2008: Sergio Pezzotta. O time conseguiu o acesso um ano depois e recuperou, ano após ano, o orgulho perdido, voltando aos tempos de glória que o tornaram um dos maiores times da Argentina e do mundo.

 

San Lorenzo: o time de Almagro foi embalado e muito esperançoso para o embate contra a LDU-EQU nas quartas de final daquela Libertadores, mas os equatorianos neutralizaram os argentinos nas duas partidas (ambas terminaram empatadas em 1 a 1) e venceram nos pênaltis por 5 a 3. Depois disso, a equipe azul e grená também disputou só mais uma Libertadores (em 2009, e foi eliminada na fase de grupos), perdeu seus principais jogadores e não brilhou mais no cenário nacional ou internacional. Porém, o clube de Almagro celebrou uma importante conquista, mesmo que fora de campo: a eleição de Jorge Mario Bergoglio como Papa, em 2013, torcedor fanático do San Lorenzo e que deve ter contribuído muito para um outro milagre do time azul e grená: o título da Copa Libertadores de 2014, exatamente após Francisco virar Papa.

A "abençoada" camisa do San Lorenzo: time conta com um precioso aliado no Vaticano...
A “abençoada” camisa do San Lorenzo: time conta com um precioso aliado no Vaticano…

 

 

Licença Creative Commons
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.

Comentários encerrados

Um Comentário

  1. Me recordo desse jogo, foram para muitos “Os piores cinco minutos da história do River”. Foi um jogaço e o San Lorenzo tinha um belíssimo time, mas caiu pra LDU de Manso e Bieler, dois argentinos, fora de casa… Merecia ter levado “La Copa”!

Esquadrão Imortal – Palmeiras 1996

Craque Imortal – Pedro Rocha