in

Jogos Eternos – Uruguai 1×1 Gana 2010

uruguai_gana_2010_suarez_mano_de_dios

Data: 02 de julho de 2010

O que estava em jogo: uma vaga na semifinal da Copa do Mundo da FIFA de 2010.

Local: Estádio Soccer City, Johannesburgo, África do Sul.

Juiz: Olegário Benquerença (POR)

Público: 84.017 pessoas

Os Times:

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano (Scotti, aos 38´do 1ºT), Victorino e Fucile; Diego Pérez e Arévalo Rios; Álvaro Fernández (Lodeiro, aos 1´do 2º T), Forlán e Cavani (Sebástian Abreu, aos 31´do 2º T); Luís Suárez. Técnico: Óscar Tabárez.

Gana: Kingson; Paintsil, Vorsah, Mensah e Sarpei; Annan; Inkoom (Appiah, aos 29´do 2º T), Kwadwo Asamoah, Kevin-Prince Boateng e Muntari (Adiyiah, aos 43´do 2º T); Asamoah Gyan. Técnico: Milovan Rajevac.

Placar: Uruguai 1×1 Gana (Gols: Muntari-GAN, aos 47´do 1º T; Forlán-URU, aos 10´do 2º T).

Nos pênaltis, Uruguai 4×2 Gana: Forlán, Victorino, Scotti e Abreu fizeram para o Uruguai. Maxi Pereira perdeu. Gyan e Appiah fizeram para Gana. Mensah e Adiyiah perderam.

 

“A epopeia da Celeste contra um continente”

Por Guilherme Diniz

Fazia tempo, mas muito tempo, que o Uruguai não chegava tão longe em uma Copa do Mundo. Para ser mais preciso, 40 anos. Naquele mês de julho de 2010, o time celeste entrava no mais portentoso estádio da África do Sul para enfrentar não só a Seleção de Gana, mas também um continente inteiro. Era o Uruguai contra a África. Gana era a única seleção que restara para representar o futebol africano. E os sul-americanos, vindos de um país minúsculo com pouco mais de 3 milhões de habitantes, teriam que jogar tudo o que sabiam para sair com a vaga para a semifinal. E, como já havia feito em diversas ocasiões, o Uruguai foi valente. Foi bravo. Suportou a correria dos africanos e um gol no finalzinho do primeiro tempo para igualar tudo com seu maestro e iluminado Forlán. Os onze guerreiros se inflaram diante do mundaréu africano e provaram que a Celeste Olímpica tinha mesmo renascido das cinzas. Tal Celeste se fez lendária e mítica sempre jogando em território inimigo e encantando (e calando) torcedores distintos.

Foi assim nos anos 1920, em solo europeu, na era do bicampeonato olímpico. Foi assim no Maracanazo, em 1950, no Brasil. E também foi assim em diversos países da América do Sul nas conquistas de tantas Copas Américas. Após o empate no tempo normal, os times foram para a prorrogação e o gol não queria sair. Pênaltis? Não, pênalti! Nos acréscimos, em um último suspiro de Gana na grande área uruguaia, a bola foi em direção ao gol e Muslera não estava lá. Num lapso de pânico, Suárez não pensou duas vezes e espalmou a bola. O atacante levou cartão vermelho e viu dos corredores para os vestiários Asamoah Gyan chutar incrivelmente na trave. Eram os pênaltis! Neles, a Celeste renasceu de novo, fez 4 a 2, e carimbou sua vaga para a semifinal com direito a cavadinha de um louco conhecido como Loco, Abreu. Que desfecho! E quanta emoção. É hora de relembrar a partida mais dramática e comentada da Copa de 2010.

 

Pré-jogo

As vuvuzelas da África: há relatos de que pessoas continuam escutando os famigerados barulhos até hoje...
As vuvuzelas da África: é possível ouvir o barulho só de olhar para elas…

 

Na primeira Copa da história realizada no continente africano, seis nações iniciaram a disputa com o objetivo de superar as quartas de final, máximo estágio já alcançado por uma equipe africana na competição. Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria e África do Sul eram os candidatos, mas, para a decepção de milhões de torcedores, cinco deles caíram ainda na primeira fase. Só restou um: Gana, que venceu a Sérvia por 1 a 0, empatou em 1 a 1 com a Austrália e perdeu de 1 a 0 para a Alemanha, e se classificou em segundo lugar no Grupo D. Nas oitavas de final, a equipe encarou os EUA e venceu por 2 a 1, na prorrogação, com o gol da vitória marcado por Asamoah Gyan. A exemplo de Camarões, na Copa de 1990, Gana alcançava as quartas de final, mas com o reforço de ter a torcida praticamente toda a seu favor para o duelo contra um adversário que transbordava tradição – o Uruguai.

Contra os EUA, Gyan marcou o gol da classificação de Gana.
Contra os EUA, Gyan marcou o gol da classificação de Gana.

 

A Celeste, após anos e anos de campanhas medíocres e até ausências em Copas, voltava a brilhar com um primeiro lugar no Grupo A após empatar com a França sem gols e vencer a África do Sul, por 3 a 0, e o México, por 1 a 0. Nas oitavas, a equipe sul-americana bateu a Coreia do Sul por 2 a 1 e se garantiu entre as oito melhores da Copa, embalada pelo trio de ataque Suárez, Forlán e Cavani, um meio de campo combatente e uma zaga liderada pelo capitão Diego Lugano. Bem organizados, os uruguaios mostravam muita competitividade, assim como Gana, que apostava em nomes como o goleiro Kingson, o capitão Mensah, o meia Kevin-Prince Boateng e o artilheiro Gyan. Outros que também contribuíam para a boa campanha do time eram Stephen Appiah e Sulley Muntari.

Forlán (à esq.): craque era a grande arma uruguaia no ataque.
Forlán (à esq.): craque era a grande arma uruguaia no ataque.

 

No dia do jogo, as mais de 80 mil pessoas presentes no belo estádio Soccer City entoavam suas vuvuzelas em prol de Gana, a nação que representava as outras 53 da África. Todos queriam ver os “Black Stars” entre os quatro melhores, ainda mais pelo fato de o Uruguai ter ajudado a eliminar os anfitriões lá na primeira fase. Mesmo com uma camisa pesadíssima e dono de dois títulos mundiais, o Uruguai não era favorito. Mas sua torcida acreditava em mais uma prova de superação, garra e entrega tão características do selecionado celeste na história das Copas.

 

Primeiro tempo – Desperdícios e castigo

Uruguay+v+Ghana+2010+FIFA+World+Cup+Quarter+m4tiIN4AdKxl

Sob o barulho uníssono das vuvuzelas, a bola rolou no Soccer City com o Uruguai vestido com seu tradicional e inconfundível uniforme azul-celeste, branco e preto de um lado e Gana flamejando energia em vermelho e amarelo do outro. Mas quem mostrou mais força nos primeiros minutos foi o Uruguai, que queria liquidar o jogo rapidamente antes que as pernas pesassem no segundo tempo. Forlán, maestro do time no ataque e vivendo uma fase simplesmente incrível, ditava as ações com habilidade, visão de jogo e muita qualidade nos passes. Suárez e Cavani atraíam as atenções dos zagueiros de Gana e exigiram boas defesas de Kingson já aos 10´, quando Suárez avançou pela esquerda e chutou com perigo.

Três minutos depois, Forlán arriscou de muito longe em uma cobrança de falta e o goleirão deu de munheca para fora da área. Acuados, os africanos não esboçavam reação e o gol uruguaio parecia questão de tempo. Aos 17´, após cobrança de escanteio, Cavani cabeceou e outra vez Kingson espalmou. O Uruguai chegava, cercava, tocava, chutava, mas a bola não entrava. Já eram passados 25 minutos e Muslera era um mero espectador de uma partida comandada por sul-americanos e sonorizada pelos africanos e suas vuvuzelas.

A partir dos 28´, quando o Uruguai tinha pleno controle e seis escanteios a seu favor contra nenhum do adversário, Gana acordou. Aos 30´, Vorsah subiu mais alto que Lugano e mandou a bola rente à trave de Muslera, na primeira chance real do time africano. Um minuto depois, Boateng passou pelo marcador e tocou para Gyan, que chutou com perigo. O técnico Milovan Rajevac percebeu que as investidas em velocidade poderiam ser o caminho para o gol de Gana. Com toques rápidos e incisivos, os africanos dominaram as ações de ataque e mostravam mais fôlego e físico que os sul-americanos. Para facilitar ainda mais o trabalho de Gana, Lugano, machucado, teve de sair para a entrada de Scotti. A braçadeira de capitão da Celeste ficou com Forlán, que teria mais um papel além de arquitetar as jogadas de ataque do time: liderar seus companheiros em busca da vitória.

FIFA_World_Cup_2010_Uruguay_Ghana3

A saída de Lugano custava ao Uruguai menos força nas jogadas aéreas e menos um jogador de personalidade para inflar o time. Aos 39´, Muntari assustou Muslera com uma cabeçada que passou à esquerda do gol. Aos 43´, Fucile caiu de mau jeito e ficou desacordado, para desespero do banco uruguaio e apreensão de todos. Após algum tempo, o lateral voltou a si e ao jogo. Mais perigosa, a seleção de Gana queria sair para o intervalo com a vantagem no placar. E conseguiu. Já nos acréscimos, Muntari recebeu pouco a frente do meio de campo, olhou e chutou. A ação parecia despretensiosa, mas Muslera estava mal posicionado e, quando percebeu que a redonda tinha como endereço o canto do gol, já era tarde: 1 a 0 para Gana! Era a vantagem que os africanos queriam para ir com tranquilidade para o intervalo. E a ducha de água fria nos uruguaios, que tiveram várias chances no começo do jogo, mas nenhuma aproveitada.

Muslera tentou, mas a bola chutada por Muntari entrou mesmo no gol.
Muslera tentou, mas a bola chutada por Muntari entrou mesmo no gol.

 

Segundo tempo – Golaço e precaução

forlan gol

Com a bola rolando na segunda etapa, o Uruguai tentou colocar mais qualidade na troca de passes com a entrada de Lodeiro no lugar de Fernández. Além disso, o brio uruguaio contrastava com um certo relaxamento dos africanos, que estavam em uma perigosa zona de conforto naquele recomeço de jogo. E foi exatamente naquele momento que a Celeste chegou ao empate. Após falta na entrada da área, Forlán, aos 9´, foi para a bola e olhou adiante. O craque viu uma bagunça na grande área e o goleiro Kingson ensaiando um passo a frente que poderia ser traiçoeiro. E foi. Forlán decidiu bater direto, no ângulo, Kingson andou quando não deveria andar e a bola foi parar no fundo do gol. Golaço! E 1 a 1 no placar.

Era o gol que o Uruguai precisava para voltar à cena novamente. E o baque para que Gana acordasse de novo. Três minutos depois, Gyan recebeu na esquerda e chutou para a defesa de Muslera. No rebote, Muntari apareceu, mas Scotti chegou firme e evitou o gol. Aos 15´, Kingson demonstrou estar nervoso ao receber uma bola recuada, não conseguir dominar e deixar a redonda passar por entre suas pernas. Felizmente, para ele, a bola foi para a linha de fundo. Aos 18´, Forlán cruzou, Kingson saiu mal do gol e Suárez perdeu um gol sem goleiro, ao chutar de primeira para fora. Um minuto depois, o camisa 9 teve mais uma chance, mas a arbitragem, erroneamente, marcou impedimento.

Diego+Forlan+Jorge+Fucile+Uruguay+v+Ghana+Hrf-hThHW1Ml

O Uruguai voltava a dominar a partida, mas pecava na hora de finalizar. Para tentar reverter o jogo, Gana tirou Inkoom para a entrada do veterano Appiah. Já o Uruguai apostava em um centroavante mais fixo com a entrada de Loco Abreu no lugar de Cavani, bem apagado e que não havia se encaixado bem no lado esquerdo do ataque como quisera o técnico Tabárez. Aos 33´, Suárez, sempre perigoso, cabeceou e obrigou Kingson a espalmar para escanteio. Na cobrança, a confusão na área quase levou perigo ao goleirão de Gana. Aos 37´, num contra-ataque, Maxi Pereira teve a grande chance para o Uruguai matar o jogo.

O lateral avançou e teve Abreu e Suárez livres. Um dos dois poderia fuzilar Kingson. Mas, fominha, o camisa 16 chutou e a bola saiu pela linha de fundo, para desespero dos uruguaios. Nos minutos finais, o Uruguai tentou, mas não conseguiu o gol da vitória. Já Gana abusou dos passes errados e da falta de criatividade na hora de atacar. Aos 48´, o juiz português apitou o final do jogo. Haveria prorrogação. A primeira do Uruguai na Copa. E a segunda seguida de Gana.

Os times em campo: em um confronto sem favoritos, pesou a favor do Uruguai a força no ataque. O problema foi a falta de pontaria e a perigosa correria imposta por Gana.
Os times em campo: em um confronto sem favoritos, pesou a favor do Uruguai a força no ataque. O problema foi a falta de pontaria e a perigosa correria imposta por Gana.

 

Prorrogação – A “defesa” da Copa e o inacreditável

suarez2_1671849b

Comedidos, os dois times pouco fizeram nos 30 minutos extras. Culpa do natural cansaço e do receio de se expor demais ao inimigo. A única grande chance aconteceu aos 8´do 2º tempo, quando Forlán chutou por cima da meta de Kingson já dentro da área. Todos se preparavam para a disputa de pênaltis quando Gana teve uma falta a seu favor no último minuto. Pantsil cobrou para a área pensando em alguém com uma cabeçada certeira, um voleio ou um suspiro de esperança. A torcida, barulhenta, ficou apreensiva. A bola viajou até a grande área, Boateng desviou e ela foi para trás. Muslera tentou espalmar, mas a bola escapou. O goleiro estava fora do gol e um bate-rebate épico começou. Todos procuravam a bola. Eram pernas, braços, corpos e nada da redonda.

Após alguns milésimos de segundos, a bola apareceu nos pés de Appiah, que chutou fraco demais, mas o suficiente para marcar um gol. Só que Suárez apareceu, fincou-se sob a linha do gol e tirou incrivelmente com as pernas. A bola voltou para Adiyiah, que cabeceou. A bola, mais uma vez, tinha destino certo. Ainda sem Muslera na meta celeste, Fucile fez companhia a Suárez. Eram dois guardiões para tentar evitar um gol certo. A bola ia passar sobre a cabeça de Suárez. Mas o atacante, num lapso de desespero, pânico e devoção à sua pátria, evitou o gol da maneira que mais lhe era cabível: com as mãos. O camisa 9 espalmou, literalmente, a jabulani para longe de sua meta. Imediatamente, o árbitro paralisou o lance e marcou pênalti.

A insanidade de Suárez: gesto desesperado para evitar o gol que tiraria o Uruguai da Copa.
A insanidade de Suárez (à esq.): gesto desesperado para evitar o gol que tiraria o Uruguai da Copa.

 

Ninguém contestou. Afinal, não havia argumentos. Suárez foi expulso e Gyan pegou a bola para si. Gana tinha a chance de colocar a África pela primeira vez em uma semifinal de Copa do Mundo. Era um momento histórico. E único. Com lágrimas nos olhos e sem rumo algum, Suárez se dirigiu ao túnel dos vestiários sozinho e longe de seus companheiros. Muitos uruguaios lá em Montevidéu certamente já planejavam as mais diversas iras contra ele. Por que raios ele havia colocado a mão na bola!? Na esperança de Gyan perder o gol? Qual a chance!? Antes de ir tomar banho e se preparar para o pior, Suárez esperou a cobrança. Gyan, artilheiro do time na competição e um dos destaques de Gana, foi para a bola. Ele correu e bateu alto, forte, no ângulo, como manda a cartilha do bom pênalti. Mas a jabulani subiu, subiu e explodiu no travessão de Muslera. Inacreditável! E o arbitro apitou o final do jogo.

O pênalti e o erro: noite incrível no Soccer City.
O pênalti…

 

Gyan_137983g
… E o erro: noite incrível no Soccer City.

 

Haveria mais pênaltis. O Soccer City entrou em choque. As vuvuzelas pararam, por instantes, de tocar (e voltaram segundos depois, porque elas tinham praticamente vida própria!). Muslera, em êxtase, apontou para o travessão e o reverenciou. Lá no túnel, Suárez viu o momento do erro adversário e vibrou como se houvesse marcado o gol da vitória e da classificação com um sorriso que não cabia em seu rosto. Era impressionante o que acontecia naquela noite em Johannesburgo. Algo que ninguém conseguia explicar. E que só o futebol poderia proporcionar.

 

Pênaltis – Loucura total!

Muslera pega o chute de Mensah.
Muslera pega o chute de Mensah.

 

Na marca da cal, as vaias tomaram conta das arquibancadas toda vez que um jogador uruguaio ia em direção à bola. Culpa de Suárez, que já era o “inimigo nº 1” da África pela “defesa” que havia feito. Forlán, craque do Uruguai, tratou de esfriar os africanos com o primeiro gol. O primeiro por Gana era Gyan. Ele mesmo! O atacante mostrava frieza e a vontade de dar a volta por cima. Ele bateu forte, alto e no ângulo, exatamente como o planejado no final da prorrogação. E, dessa vez, ele marcou um golaço: 1 a 1. Victorino bateu o segundo do Uruguai e também fez, num chute forte indefensável. Appiah mandou para as redes o segundo pênalti de Gana. Scotti, substituto de Lugano, bateu rasteiro o terceiro chute e fez mais um para a Celeste. Mensah foi o incumbido da terceira cobrança de Gana, não tomou distância e facilitou as coisas para Muslera, que defendeu sem problemas. Na sequência, Maxi Pereira, o fominha, foi castigado e mandou para longe seu chute. Gana ainda tinha esperança.

Adiyiah foi o quarto cobrador dos Black Stars e chutou no mesmo canto que Mensah. Muslera, de novo, voou para pegar. Faltava uma cobrança para o Uruguai. Se Loco Abreu fizesse, a equipe estava em uma semifinal de Copa depois de 40 anos. O camisa 13 ajeitou a bola com tranquilidade, preparou sua perna esquerda e foi até a meia-lua. Kingson se preparava para uma bomba. E a torcida por um chute bem longe e nas alturas. Mas o atacante da celeste mostrou aos milhões de telespectadores pelo mundo um pouco de sua loucura ao bater de cavadinha, com estilo, no meio do gol. E que gol! Uruguai 4×2 Gana. A Celeste estava na semifinal. E Gana eliminada. Era a confirmação do renascimento de uma seleção tão histórica, mas que dormia profundamente há tanto tempo. E uma nova decepção para os africanos, que mais uma vez não conseguiam superar uma fase de quartas de final.

A loucura do Loco: Uruguai na semifinal!
A loucura do Loco: Uruguai na semifinal!

 

Uruguay+v+Ghana+2010+FIFA+World+Cup+Quarter+K1HeB9Q6B2Dl

Festa de Abreu...
Festa de Abreu…

 

... E de Suárez!
… E de Suárez!

 

Enquanto os sul-americanos festejavam, os ganeses choravam, em especial Gyan, que desabou em lágrimas e ficou inconsolável a ponto de ter que ser carregado de campo. Foi uma judiação, mas também o mais nobre tempero de emoção àquela Copa, que não teve outra partida tão dramática, tão imprevisível e tão surpreendente como aquela. Um jogo que entrou, definitivamente, para a eternidade dos Mundiais.

 

Pós-jogo: o que aconteceu depois?

Uruguai: após a vitória épica, os uruguaios se tornaram os únicos representantes da América do Sul em uma semifinal dominada por três europeus. A Celeste encarou a Holanda de Sneijder e Robben, lutou até o fim, mas os desfalques e o cansaço pesaram para que os holandeses vencessem por 3 a 2. Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe repetiu 1970 e perdeu para a Alemanha, também rival naquela ocasião, por 3 a 2. Embora tenha amargado duas derrotas cruciais, o Uruguai foi recebido com uma imensa festa por sua torcida na volta para casa pela excelente campanha e pela bravura demonstrada em solo africano.

Um ano depois, a equipe confirmou a boa fase e faturou o título da Copa América, taça que transformou a Celeste na maior campeã do torneio com 15 títulos. E adivinhe o que teve no meio do caminho da conquista dos comandados de Tabárez? Um duelo contra a anfitriã Argentina, nas quartas de final, que terminou empatado em 1 a 1 e teve vitória Celeste por 5 a 4 na disputa por pênaltis. É a mania uruguaia de saborear o silêncio das multidões rivais…

Uruguay-Argentina

suarez

Gana: muito elogiados mesmo com a eliminação, os ganeses se tornaram apenas a terceira nação africana a alcançar uma fase de quartas de final de uma Copa do Mundo. Tal campanha colocou a equipe em um patamar acima dos rivais continentais e inflou a seleção na disputa das Eliminatórias da Copa de 2014. A equipe passou bem pela fase de grupos e trucidou o Egito na fase final com direito a uma goleada de 6 a 1 em um dos jogos. Classificados, os africanos esperaram repetir o desempenho de 2010, mas caíram já na primeira fase. Ausente do Mundial de 2018, o país se classificou para a Copa de 2022 e, adivinhe, reencontrou o Uruguai logo na fase de grupos.

O roteiro foi dramático, pois ambos tinham chances de classificação. Gana teve uma oportunidade de ouro em cobrança de pênalti, mas o goleiro uruguaio defendeu. A Celeste foi pra cima e abriu 2 a 0, mas a vitória de nada adiantou, pois no outro jogo do grupo a Coreia do Sul venceu Portugal (já classificado) por 2 a 1 com um gol no finalzinho e ficou com a segunda vaga, resultado que eliminou Gana e Uruguai da Copa. O adeus foi sofrido para os africanos, mas eles bem que gostaram de ver o choro e desalento dos sul-americanos do outro lado, principalmente de Suárez, presente naquele dia e personagem do duelo épico de 12 anos atrás…

Em 2022, Suárez não conseguiu levar sua Celeste adiante.

 

Relembre as façanhas do Uruguai de 2010-2014 clicando aqui.

 

Licença Creative Commons
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.

Comentários encerrados

13 Comentários

  1. Ótimo artigo, Guilherme!

    Esse jogo foi, sem dúvida alguma, o melhor jogo da Copa de 2010 (uma Copa que não me deixa muita saudades, para ser sincero…)!

    Muitas pessoas crucificam o Suárez até hoje por causa desse lance, mas quem teria feito diferente naquela hora? Bancar o “bom moço” significaria deixar por livre e espontânea vontade que o seu país fosse eliminado.

    Além do mais, ele não quis enganar o árbitro, como quis fazer – e conseguiu – o Henry um ano antes (contra a Irlanda), ele sabia que seria expulso. Se o Gyan não foi competente na hora de bater o pênalti, já é outra história.

    Todo mundo por aqui estava torcendo por Gana, só eu estava torcendo pelo Uruguai. Poucas vezes comemorei tanto o resultado de um jogo, porque a Celeste merecia aquela classificação. Pena que não conseguiram chegar à final, porque mereciam mais do que a Holanda (que ainda teve uma mãozinha da arbitragem em um dos gols que marcou), que nem de longe lembrava aquela fantástica seleção de 1998.

  2. O melhor jogo da Copa de 2010 , parabens imortais por relembrar esse jogo , o melhor site de futebol , todo dia lendo uma grande materia sobre futebol..
    Uruguay eternamente gigante !! Seleção mais foda do Mundo !!!

  3. Sem sombra de dúvidas foi o melhor jogo daquela Copa tão horrível.

    E esse lance do Luís Suárez (que também é chamado de Lucho Suárez 🙂 ) foi um dos lances mais bonitos que eu já vi na minha vida. O cara, para ver o seu país seguir a frente numa competição, foi capaz de jogar todo e qualquer tipo de ego, orgulho e vaidade para os quintos dos infernos e se sacrificar em prol do bem maior. E ainda por cima foi arriscadíssimo, pois o ganês poderia ter feito o gol, eliminado o Uruguai e aquele sacrifício não valeria de nada. Os pagodeiros mercenários da seleção brasileira jamais que fariam tal coisa. JAMAIS!!

    E “Loco” Abreu justificou o apelido dele. O que ele tem de carismático tem de maluco.

  4. Absolutamente incrível este jogo e extremamente bem lembrado. Esses dias lembrei desse jogo maravilhoso e sobretudo a melhor definição é que jogo Louco ou “Loco” né! Muito bem lembrado.
    E uma pergunta vc pretende fazer algum artigo em Craques Imortais sobre Gianni Rivera. Os rossoneri necessitam.

  5. A partir desse mão esperta de Suárez,comecei a respeitar ele.Ele é o espírito sul-americano de amor e raça no futebol moderno,apesar dos pesares é bom ver um jogador que se entrega,tanto à camisa celeste quanto a à camisa vermelha do Liverpool.E espero que nessa temporada ele vá desfilar sua técnica e raça em Madrid…

  6. Como adepto do Liverpool não posso deixar de idolatrar o Suarez! Ele morde adversários, insulta, faz 30 por uma linha, etc. etc. mas vive o futebol como poucos. E o quanto joga esse jogadorazo que venceu, conjuntamente com o Cristiano Ronaldo, a Bota de Ouro para melhor marcados dos campeonatos europeus 2013/2014 e quase guiou o Liverpool ao título, 23 anos depois…
    Aquela mão salvadora quase no finalzinho da partida perdurará para sempre na minha memória. O instinto de sobrevivência em classe pura! Como vibrei nesse jogo. Pena não terem ido à final pois teria sido merecido! Mas a Holanda também era um timazo… Mas foi o regresso do grande Uruguai, culminado com a conquista da copa América e o estatuto de selecção mais laureada do mundo, com vitórias em mundiais, competições continentais e Jogos Olímpicos! Para um país com cerca de 3 milhões de pessoas, segundo julgo, é obra…

Craque Imortal – Grzegorz Lato

Esquadrão Imortal – Universidad de Chile 2011