in ,

Craque Imortal – Boniperti

 

Nascimento: 04 de julho de 1928, em Barengo, Itália. Faleceu em 18 de junho de 2021, em Turim, Itália.

Posição: Atacante

Clube: Juventus-ITA (1946–1961)

Principais títulos por clube:

5 Campeonatos Italianos (1949-1950, 1951-1952, 1957-1958, 1959-1960 e 1960-1961) e 2 Copas da Itália (1958–1959 e 1959–1960) pela Juventus.

Principais títulos individuais e artilharia:

Artilheiro do Campeonato Italiano de 1947-1948 com 27 gols

FIFA 100 – Eleito como um dos cem maiores jogadores vivos de todos os tempos: 2004

Eleito para o Hall da Fama do Futebol Italiano: 2012

Prêmio de Espetacular Carreira Esportiva, do CONI – Comitê Olímpico Nacional Italiano: 2013

7º Jogador que mais vezes vestiu a camisa da Juventus na história: 465 jogos

2º Maior Artilheiro da História da Juventus: 182 gols em 465 jogos

 

“Lenda como jogador, lenda como presidente: uma lenda em duas cores”

Por Marcos T. Prates

 

Um homem de um único clube, uma vida inteira dedicada à Velha Senhora. A lenda bianconera Giampiero Boniperti escreveu o seu nome na história da Juventus desde muito cedo, e, muito mais do que isso, construiu o caminho para todos aqueles que passariam depois por Turim. Personalidade marcante dentro e fora das quatro linhas, Boniperti foi – e ainda é – figura imponente e de respeito do futebol italiano. De talento precoce, assinou com a Juve com apenas 16 anos e já demonstrava, ainda nas categorias de base, talento incomum. Possuía um faro enorme para gols. Com apenas 20 anos foi artilheiro da Serie A, ficando dois gols à frente do grande astro da época, Valentino Mazzola.

Quatro anos mais tarde, Boniperti já havia ultrapassado a marca dos 100 gols pelo clube juventino. Seu estilo era inconfundível: versátil, habilidoso, veloz, técnico e clínico. Os que o viram jogar admitem que o Marisa não fazia distinção entre perna esquerda ou direita, além de ter muita precisão no jogo aéreo. Jogador prolífico e detentor de marcas impressionantes. Uma carreira não só exemplar, mas também vitoriosa: como jogador, foram sete importantes títulos; como presidente, mais dezoito. É de Boniperti a famosa frase “Vencer não é importante, é a única coisa que importa”. É hora de relembrarmos a carreira desse imortal.

 

O início

Nascido em Barengo, na região de Piemonte, Boniperti demonstrou vocação para o futebol desde cedo e foi aprovado com distinção, aos 16 anos, nas peneiras das categorias de base do clube de Turim. Nos jogos contra times juvenis, o atacante era um estrondo, chegando a marcar, certa vez, todos os gols da vitória de seu time por 7 a 0. O jovem estreou na Serie A italiana três anos depois, na temporada 1946-1947. Sua primeira partida como profissional no campeonato foi contra o Milan, que derrotou a Juve por 2 a 1, para desgosto da futura lenda bianconera. Como entrou durante a competição, participou de poucas partidas pelo clube em sua primeira temporada, mas o suficiente para deixar o seu cartão de visitas: cinco tentos em apenas seis partidas.

A Juventus terminou o campeonato na segunda posição, ficando atrás do grande time do Torino, sensação da época e que tinha o astro Valentino Mazzola como o principal nome de destaque, mas que possuía tantos outros ótimos jogadores como Bacigalupo, Gabetto, Grezar, Rigamonti, Maroso, Ballarin, Castigliano, Menti, Loik… Um feito nada mal, levando em consideração que a equipe do Torino era simplesmente a base da seleção italiana e, àquela altura, havia vencido os dois campeonatos anteriores (1942-1943 e 1945-1946, lembrando que os campeonatos de 1943-1944 e 1944-1945 não foram realizados devido a deflagração da Segunda Guerra Mundial). Boniperti ainda veria os rivais vencerem mais dois campeonatos nos anos seguintes.

Karl Aage Præst e Boniperti. Foto: Juventus.com

 

De todo modo, da sua estreia à sua segunda temporada, Boniperti obteve uma ascensão espetacular e sua convocação para a seleção italiana tornou-se inevitável. Após ter jogado apenas 14 partidas pela Serie A, Boniperti pôde vestir o manto da Squadra Azzurra. O ano era 1947, e, infelizmente, novamente uma estreia com sabor amargo: derrota de 5 a 1 para a Áustria em um amistoso. Apesar desse detalhe, o seu nome estava começando a ser escrito no futebol italiano. Se em sua primeira temporada com a camisa bianconera Boniperti ajudou a Juventus a ficar em segundo lugar, vendo Mazzola ser campeão e artilheiro pelo Torino (29 gols), na segunda temporada a jovem promessa superou a grande estrela, ao menos individualmente: apesar da terceira posição da Juventus na temporada 1947-1948, Boniperti terminou na artilharia com 27 gols, dois à frente de Mazzola e quatro à frente de Gabetto, também do Torino. Boniperti tinha apenas 20 anos.

No ano seguinte, na temporada 1948-1949, a Juventus fez campanha irregular e fechou a tabela na quarta posição, atrás de Torino e Milan, com Boniperti contribuindo com 15 gols. Na temporada seguinte, a Juve sagrou-se campeã com muita disputa (62 pontos contra 57 do Milan) e o Marisa pôde levantar o seu primeiro Scudetto. A propósito, é curiosa a origem do apelido do atacante. A alcunha “Marisa” teria surgido em uma partida contra o Novara, na pré-temporada da Juve, quando foi apresentada ao público a Miss Piemonte, região do clube adversário da equipe alvinegra. A tal Miss tinha o nome de Marisa, que entregou um buquê de flores a Boniperti, que era capitão do time, e trocou beijos com o jogador. A torcida começou a gritar “Marisa, Marisa”. Em seguida, o coro mudou de direção e foi destinado ao jogador juventino. A cada toque na bola, a torcida gritava “Marisa, Marisa”. E seguiu assim. Outros dizem que o apelido era por causa da cor clara de seus cabelos.

 

A Copa de 1950 e o pós-Copa

Era ano de Copa do Mundo no Brasil, em 1950, e Boniperti, com 21 anos, fazia a sua estreia pela Itália na competição. A esquadra havia se fragilizado bastante após a tragédia de Superga um ano antes, um acidente aéreo que vitimou o Grande Torino, a base da seleção italiana. Em processo de renovação, a Itália pouco fez para garantir a classificação ao quadrangular final: seu grupo tinha Suécia e Paraguai e apenas um se classificava. A Suécia fechou em primeiro e a Itália ficou de fora, na segunda posição, tendo perdido para a Suécia na estreia (3 a 2) e vencido o Paraguai na última partida (2 a 0) – Boniperti não marcou gols e atuou apenas no jogo contra os suecos.

De volta à Itália, Boniperti viu o Milan ser campeão italiano, mas, já na temporada seguinte, conquistou seu segundo campeonato nacional pela Juve em uma disputa intensa contra o rossonero – que tinha um time muito forte, com o trio Gre-No-Li – até as últimas rodadas. Ao final do campeonato, o time de Turim registrou a maior série de vitórias (26), o menor número de derrotas (4), teve o melhor ataque (98 gols) e a melhor defesa (34 gols). Boniperti anotou 19 tentos. Apesar da solidez demonstrada nesse campeonato, a Juve não conseguiu manter a sequência nos anos posteriores.

Em uma época de duelos equilibrados e acirrados, a equipe de Boniperti só voltaria a ganhar um título alguns anos depois, na temporada 1957-1958. Boniperti teve boas atuações e reforçou ainda mais seu nome na Velha Senhora e, nesse mesmo tempo, teve a chance de disputar uma nova competição pela seleção italiana: a Copa do Mundo de 1954. Antes disso, em 1953, Boniperti teve a honra de ser o único italiano no amistoso que celebrou o aniversário de 90 anos da Football Association, em Wembley, integrando a seleção do Resto da Europa que empatou em 4 a 4 contra a Inglaterra. Detalhe: Boniperti marcou dois gols, assim como outra estrela daquele time, Ladislao Kubala.

 

Nova Copa e a primeira “estrela de ouro” bianconeri

Roger Bocquet e Giampiero Boniperti, antes do jogo entre Suíça e Itália, na Copa de 1954.


Outra Copa de Mundo (1954), dessa vez na Suíça, e Boniperti, agora com 25 anos e bem mais experiente, era o capitão. A Itália caiu em um grupo equilibrado, com a anfitriã Suíça, Inglaterra e Bélgica. Apenas dois se classificavam e a Itália ficou na terceira posição, com duas derrotas e uma vitória (no primeiro jogo, derrota de 2 a 1 para a Suíça, com Boniperti descontando e fazendo o seu primeiro gol em uma Copa do Mundo; na segunda partida, 4 a 1 para os italianos frente à Bélgica; no terceiro jogo, um playoff novamente contra a Suíça – devido ao regulamento maluco, a Azzurra não enfrentou a Inglaterra – e novamente vitória belga: 4 a 1.)

O craque conversa com o técnico da Itália Lajos Czeizler, em 1954.

 

O grande astro italiano ficava mais uma vez pelo caminho com sua seleção. Infelizmente, àquela altura, Boniperti encerraria em breve seu ciclo com a camisa italiana, visto que o país não iria se classificar para a Copa de 1958, na Suécia. Para servir de consolo a Boniperti, foi justamente após a Copa de 1954 que o time da Juventus pôde se fortalecer ainda mais, culminando nos reforços de John Charles e Omar Sívori, que chegaram em 1957. Começaria, ali, a fase mais vitoriosa da carreira do atacante.

 

O trio mágico: Boniperti – Charles – Sívori

Charles, Sívori e Boniperti: o trio mágico. Foto: LAPRESSE

 

Um italiano que já era um dos maiores da Europa. Um galês que era zagueiro de origem e tornou-se um temido centroavante. Um jovem argentino habilidoso, rápido e promissor. A mistura perfeita para um dos ataques mais emblemáticos que a Juventus montou ao longo de sua grandiosa história. Ao capitão Boniperti juntaram-se John Charles e Omar Sívori na temporada 1957-1958. Charles, um galês de enorme sucesso na Inglaterra pela equipe do Leeds United (havia marcado 150 gols em apenas oito anos, incluindo 42 tentos na temporada 1953-1954), possuía alta estatura (1,88m), excelente preparo e porte físico (89 kg), faro de gol e ótima técnica. Sívori, argentino de apenas 1,63m de altura e apenas 59 kg, despontou ainda muito novo na equipe principal do River Plate, onde atuou por apenas três temporadas e venceu três campeonatos seguidos, o suficiente para chamar a atenção da equipe de Turim.

Se Charles possuía a força, o vigor e o excelente oportunismo para fazer gols e jogava de modo mais centralizado, Sívori era a habilidade e a velocidade em pessoa e usava preferencialmente toda a parte esquerda do último terço do campo. Boniperti se desdobraria para a direita e os dois tinham a missão de municiar o gigante John Charles. Em 1957, Charles, Sívori e Boniperti tinham, respectivamente, 26, 22 e 29 anos. Charles, apelidado de o “Bom Gigante” por nunca ter sido advertido ou expulso mesmo com sua cara de mau, foi contratado junto ao Leeds pelo recorde, à época, de 65 mil libras esterlinas. Também chamado de “A tridente sagrada”, o trio teve entrosamento quase imediato. Com a chegada do galês e do argentino, Boniperti passou a jogar mais recuado como meia de ligação, ou mezzala di regia como ele mesmo disse certa vez:

“Com eles dois (Charles e Sívori) à frente, depois de oito anos como atacante, estou de forma estável e feliz no meio. Mezzala di regia, um papel que eu inventei. Sívori atuava como um ponta médio, Charles era um atacante magnífico e eu já cumpri minhas batalhas na grande área”. – Giampiero Boniperti, em seu livro “Una vita a testa alta”, escrito com Enrica Speroni, Editora Rizzoli, 2003, e reproduzido no site Lettera 43, 08 de junho de 2013.

Fazendo menos gols, mas com atuações espetaculares, Boniperti foi o maestro que conduziu a Juventus ao Scudetto na temporada 1957-1958, com direito à “estrela de ouro” (Stella d’Oro al Mérito Sportivo). A honra permitiu ao clube estampar uma estrela dourada em seu escudo e uniforme por ter alcançado dez títulos nacionais. A Juve foi o primeiro clube a ter tal honraria. Além da Serie A de 1957-1958, onde Charles foi o artilheiro com 28 gols, na temporada seguinte o time aplicou sonoros 4 a 1 na Internazionale na final da Copa da Itália, com gols de Charles, Cervatto (2) e Sívori, levantando uma taça que não era conquistada desde 1942 pelo clube de Turim.

 

Boniperti festeja com a torcida o título de 1959-1960.

 

Na temporada 1959-1960, a Juve conquistou o duplete (campeonato e copa) ambos em cima da Fiorentina, uma equipe excelente e que havia sido vice-campeã da Liga dos Campeões da UEFA anos antes. Naquele campeonato, a Juve fez 55 pontos contra 47 da Fiorentina, com Sívori sendo o artilheiro com 28 gols. Já na Copa da Itália, outra vitória: 3 a 2 em cima do time de Florença, com gols de Charles (2) e Orzan. A temporada 1960-1961 marcou o último scudetto de Boniperti pela Juventus. Já com 33 anos e visando a aposentadoria, o craque anotou seis tentos em 28 partidas.

Boniperti (à dir.) ergue a taça da Copa da Itália de 1959-1960.

 

O Trio Mágico durou quatro temporadas e venceu cinco títulos: três campeonatos italianos (1957-1958, 1959-1960 e 1960-1961) e duas Copas da Itália (1958-1959 e 1959-1960). No ano de 1962, Charles (que havia chegado em 1957) deixou a Juve e retornou ao Leeds. Sívori foi para o Napoli em 1965. Boniperti, na Juve desde 1946, seria o primeiro a se retirar do plantel, em 1961, aos 33 anos. Depois do Grande Torino, aquele trio da Juventus foi o primeiro a conseguir encantar novamente os torcedores da cidade e da própria Itália, que ficou carente de uma equipe e de jogadores artísticos. Boniperti, Sívori e Charles, por momentos, supriram a carência daquele povo.

 

Aposentadoria e a incrível vida de presidente

Após dezenas de gols e títulos, Boniperti decidiu se retirar do futebol em 10 de junho de 1961. E a aposentadoria foi em grande estilo: goleada de 9 a 1 sobre a rival Internazionale, que mandou a campo um time Primavera (jogadores com idade limite de 19 anos) em protesto a uma decisão da federação italiana, que remarcou o clássico por causa de incidentes no duelo entre as duas equipes, dois meses antes, por excesso de lotação no estádio Olímpico de Turim. Na época, a Inter foi declarada vencedora por 2 a 0 pelo árbitro, mas a Juventus apelou e foi remarcada a nova partida. Boniperti não fez gols, mas foi essencial para as jogadas que resultaram nos tentos da goleada. Ao final do jogo, o craque retirou as chuteiras, entregou-as ao técnico Carlo Parola e disse:

“Tome. Elas já não me servem. Hoje deixo o futebol”.

Uma vida inteira dedicada à Juve e sete importantes títulos no currículo, em uma época em que o futebol na Itália era extremamente competitivo. Boniperti se aposentou dos gramados sendo o maior artilheiro de todos os tempos da Juventus (182 gols), recorde que permaneceu intacto por 40 anos e batido “apenas” por Alessandro Del Piero, em 2006. Suas 443 presenças na Serie A pelo clube o colocavam igualmente na primeira posição, feito que durou até 2010, ano em que Del Piero novamente o ultrapassou.

Mas se a sua história nos gramados encerrava-se em 1961, ela ainda seria vitoriosa fora da quatro linhas. Boniperti tirou o meião e as chuteiras e vestiu-se de terno. E, como presidente, conquistou nada mais nada menos que 18 títulos em uma trajetória impressionante. No dia 5 de novembro de 1969, Boniperti foi convidado pela família Agnelli, dona da Juventus, para assumir o cargo de Diretor Executivo do clube. Ele aceitou. Três anos mais tarde, Boniperti era o presidente da equipe de Turim. Sob seu comando, os bianconeri reformularam as categorias de base, revelando importantes jogadores para a história do clube como Roberto Bettega e Paolo Rossi, por exemplo. Igualmente, sob sua direção, a Juve soube ainda apostar na contratação de talentos e jovens jogadores que seriam cruciais para a história do clube como Cabrini, Causio, Gentile, Tardelli, Bonini, Brio, Salvadore, Furino, Anastasi… O resultado disso foi simplesmente espetacular.

Boniperti, Trapattoni e Dino Zoff: lendas da equipe, em 1981.

 

A chamada “Era Boniperti” (1971-1990) começou com três campeonatos italianos vencidos consecutivamente e representou o período mais vitorioso da história do clube de Turim. Apesar de extremamente vitoriosa e competitiva já nos primeiros anos da “era”, a Juventus se consolidou ainda mais a partir do ano de 1976, com a chegada do lendário técnico Giovanni Trapattoni, que havia feito enorme sucesso no Milan como jogador. A partir de então, nomes como Zoff e Scirea ajudaram a colocar a Juventus como uma das grandes forças do futebol europeu.

Na década de 1980, a Juventus expandiu ainda mais seus horizontes e decidiu apostar em talentos vindos do exterior. Resultado disso foi a contratação do meia inglês Liam Brady, em 1980. Em 1982, chegaram mas dois: o habilidoso meia polonês Zbigniew Boniek, e um certo Michel Platini, que seria considerado um dos maiores da história do clube, campeão da Eurocopa de 1984 pela França e vencedor de três prêmios Ballon D’Or consecutivamente (1983-1984-1985) – o primeiro a alcançar tal façanha. O dinamarquês Laudrup chegou em 1983 e também teve uma excelente passagem por Turim.

Para se ter ideia da dimensão do poderio do time da Juventus naquela época, basta olharmos para a seleção italiana campeã do mundo de 1982, que contava com nada mais, nada menos, que seis jogadores entre os onze titulares: Dino Zoff, Antonio Cabrini, Marco Tardelli, Claudio Gentile, Gaetano Scirea  e Paolo Rossi. O auge do período de Boniperti na presidência veio em 29 de maio 1985, quando a Juventus venceu a Liga dos Campeões da UEFA em 1984-1985. Dezenove anos como presidente, dezoito títulos. A “Era Boniperti” consagrou definitivamente a Juve no cenário mundial, trazendo todas as características que Boniperti sempre possuiu: sobriedade, capacidade, compromisso, lealdade e trabalho.

 

Uma lenda que trouxe outra

Vale lembrar que Alessandro Del Piero, um dos maiores jogadores da história do clube – e já considerado por muitos como o maior – foi contratado sob esforços do próprio Boniperti, em 1993. Boniperti era, àquela altura (e é até hoje), presidente honorário da Juve e fez de tudo para que o clube contratasse o jovem craque, de apenas 18 anos. A história mostraria como isso foi uma decisão mais do que acertada.  

A dupla na inauguração da Arena da Juventus.

 

Del Piero virou um mito bianconeri em números e feitos. Mas, antes dele e por longas décadas, Boniperti era o nome indiscutível. A Juve muito deve a Boniperti, pois ele sempre deu de tudo à Juve. Novos nomes poderão surgir para a Velha Senhora, mas nenhum outro poderá tornar este menos importante, pois grande parte do que a Juve é e representa se deve a ele. Giampiero Boniperti foi sinônimo de vitória. Um lenda bianconera, sem dúvida. Mas, sobretudo, uma lenda do futebol italiano que sempre respirou e viveu por sua Juventus. Um imortal do futebol.

 

Números de destaque:

Marcou 178 gols em 443 jogos na Serie A.

Disputou 38 jogos e marcou 8 gols pela Seleção Italiana.

 

 

Licença Creative Commons
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.

Comentários encerrados

Um Comentário

  1. Outra lenda que nos deixou recentemente. Eu teria anotado no artigo, caro Guilherme, a atuação de Boniperti no Mundial de 51. A atuação soberba da Juventus na Copa Rio marcou demais o título alviverde. Boniperti confirmou mais de uma vez a relevância mundial do primeiro torneio intercontinental da história do futebol de clubes. Sem dúvida, está para sempre no coração da torcida bianconera de Turim.

História da Camisa do Brasil

História da Camisa da França