in

You’ll Never Walk Alone: O histórico hino do Liverpool

A icônica “You´ll Never Walk Alone” é, sem dúvida, a música mais famosa do futebol. É ouvida antes do pontapé inicial em todas as partidas dos Reds em Anfield, quebrando barreiras de países e até idiomas, assumindo o seu lugar entre os torcedores de diversos clubes do planeta como Feyenoord-HOL, Tokyo FC-JAP, Celtic-ESC entre outros. Essa famosa canção viajou ao redor do mundo com os fanáticos do Liverpool seguindo lealmente sua equipe por todos os continentes e jogos decisivos, como na emblemática final europeia de 2005, quando o cântico inflamou os atletas a transformar um 0 a 3 no primeiro tempo em um improvável 3 a 3 no segundo. Mas o significado desse hino vai muito além do campo de jogo.

 

A história por trás do hino

Foto: Pixabay.com

 

O Liverpool FC já é conhecido pela sua histórica camisa e a relação com o símbolo da cidade, o Liver Bird, mas a simbiose desse hino com o clube e sua cidade remonta há muito tempo atrás, quando Oscar Hammerstein II escreveu as letras e Richard Rodgers compôs a música para o musical “Carousel”, em 1945. A partir dali, a canção teve muitos covers, incluindo a bem sucedida interpretação de Gerry and The Pacemakers, em 1963, no Reino Unido. Essa versão foi adotada pelo Liverpool quando Gerry Marsden, o líder do grupo, apresentou uma cópia do single a Bill Shankly – então treinador do clube na época – durante uma viagem de pré-temporada, e o treinador sentiu-se inspirado pela música.

Bill Shankly e a torcida do Liverpool.

 

As emissoras de notícias espalharam o anúncio sobre o recente envolvimento de Shankly com a música e a rotularam como o novo hino da equipe, aumentando a conexão da canção com o clube. Depois disso, Shankly escolheu a música durante uma aparição no programa de rádio Desert Island Discs, da BBC, em 1965, justo antes da final da FA Cup daquele ano (vencida pelo Liverpool), e a filmagem televisiva daquela partida fornece a primeira evidência de ser cantada nas arquibancadas. O canto de “You´ll Never Walk Alone” pelos fãs dos Reds se tornou um fenômeno instantâneo, atingindo uma popularidade tão grande que o grupo de rock progressivo britânico Pink Floyd famosamente incorporou samples de uma multidão de Anfield cantando em sua canção “Fearless”, que apareceu no álbum de 1971 “Meddle”. Poucos anos depois, o esquadrão imortal de 1975-1984 atingiu grandes títulos, incluindo o tetracampeonato da Liga dos Campeões da UEFA e o heptacampeonato inglês, com a torcida cantando o hino a cada jogo em Anfield.

Essa canção atraiu a atenção da mídia em todo o mundo devido ao quão impressionante pode ser para os adversários dos Reds, como relatado pelo portal português Record, exemplificando um jogo entre Liverpool e Porto em uma partida da Liga dos Campeões de 2017-2018. E, desde então, é não só um estímulo para os atletas, mas também um jeito de intimidar os rivais.

 

A música como um amuleto da sorte

Hoje, a frase “You’ll Never Walk Alone” (“Você nunca andará sozinho”) aparece no escudo do Liverpool, nos portões erguidos fora de Anfield, em 1982, além de a música ser tocada antes do início de cada partida da equipe, usada pelos fanáticos para mostrar seu apoio ao time. O atual treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, falou sobre o significado dessa canção para ele durante uma entrevista para o jornal espanhol Marca, onde afirmou como ele se sente emocionado toda vez que os torcedores cantam essa música antes dos jogos.

“Talvez eu seja o técnico com mais sorte no mundo, pois trabalhei em dois clubes alemães onde se canta essa canção: Mainz e Borussia Dortmund. E quis o destino que eu viesse para o Liverpool, onde isso começou. Sou um romântico do futebol. Nunca deixei de me emocionar com essa canção. Ela gera uma atmosfera que todos desfrutamos e, veja, a vida já é muito séria para não sermos felizes dentro de um campo.”Jürgen Klopp, técnico do Liverpool, em entrevista ao jornal espanhol Marca. Leia mais clicando aqui.

Essa música pode muito bem ser um amuleto da sorte, porque desde que o técnico “romântico” assumiu o comando da equipe, o desempenho do time aumentou consideravelmente, alcançando a final da Liga dos Campeões da UEFA na temporada 2017-2018 e vencendo o torneio em 2018-2019. Vale lembrar que a última equipe alemã que obteve um título nos embalos de “You’ll Never Walk Alone” foi o Borussia Dortmund, comandado justamente por Jürgen Klopp (leia mais clicando aqui).

Os Shankly Gates com a icônica frase. Foto: Matthew Bates.

 

Veja abaixo a tradução:

Quando você caminhar por uma tempestade

Mantenha sua cabeça erguida

E não tenha medo do escuro

 

No fim da tempestade

Há um céu dourado

E a doce canção prateada de uma cotovia

Ande em meio ao vento

Ande em meio à chuva

E seus sonhos serão soprados e lançados

 

Siga em frente, em frente com a esperança em seu coração

E você nunca andará sozinho

Nunca andará sozinho

 

E a torcida cantando ao vivo:

 

Licença Creative Commons
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.

Esquadrão Imortal – Monterrey 2009-2013

Craque Imortal – Zanetti