in

História da Camisa do Flamengo

Por Guilherme Diniz

Os uniformes azul e ouro vinham da Inglaterra e eram uma verdadeira coqueluche para aqueles remadores cariocas. Era impossível não vê-los em alto mar e de longe. Porém, o produto inglês não era feito para aguentar o sol e o sal brasileiros e desbotava com facilidade. Como vencer a força da natureza? Escolhendo cores tão fortes quanto ela própria e que seriam as marcas naturais de um dos maiores clubes do Brasil e do mundo: vermelho e preto, o rubro-negro tão famoso e tão vitorioso do Clube de Regatas do Flamengo.

 

Arte: Mantos do Futebol

 

Ao contrário do que muitos pensam, demorou quatro anos até que o time de futebol do Flamengo conseguisse entrar em campo vestindo a tradicional camisa listrada em vermelho e preto. Em 1912, por exigência dos atletas do remo (que não permitiam o uso do mesmo uniforme pelos jogadores de futebol), foi criada uma camisa xadrez em vermelho e preto que ficou conhecida como Papagaio de Vintém. No entanto, a camisa só trouxe azar e foi substituída, em 1913, por uma camisa com listras horizontais em vermelho e preto e frisos brancos, semelhante às cores de uma cobra coral. Como a camisa ficou muito parecida com a bandeira da Alemanha na época (país que virou inimigo mundial por causa da I Guerra), os frisos brancos acabaram sendo retirados para não causar polêmicas. Dessa vez, os remadores não se incomodaram e o Flamengo eternizou a camisa listrada rubro-negra, os calções brancos e as meias rubro-negras a partir de 1916.

O Flamengo de 1944, com camisa branca e listras horizontais no centro.

 

O Flamengo de 1954. Em pé: Garcia, Pavão, Tomires, Jadir, Dequinha e Jordan. Agachados: Joel, Rubens, Índio, Evaristo e Zagallo. Foto: Tardes de Pacaembu / museudosesportes.blogspot.com.br.

 

Em 1938, o então técnico flamenguista Dori Kruschner sugeriu a criação de um segundo uniforme, na cor branca, para “facilitar a visualização em partidas noturnas”. A nova vestimenta foi aprovada pelo clube, que se tornou pioneiro no Brasil a possuir um segundo uniforme. A camisa branca tinha duas listras rubro-negras no peito e assim permaneceu até 1979, mudando para a tradicional com listras apenas nas mangas – e que virou amuleto após o título mundial de 1981, conquistado exatamente com essa camisa. Com o passar dos anos, a camisa principal do clube sofreu poucas alterações e ora teve listras mais finas e ora mais grossas. Já a camisa número dois apenas variou com listras no peito, centralizadas ou nas mangas. O Flamengo passou a inovar mais a partir dos anos 90 principalmente em seus terceiros uniformes ou comemorativos.

Leandro e a icônica camisa do título mundial de 1981.

 

Em pé: Gérson, Henrique e Dida. Agachados: Joel e Babá. Geração pronta para recolocar o Fla na briga por títulos nos anos 1950.

 

Zico comemora no primeiro jogo da final da Libertadores de 1981.

 

O Flamengo da despedida de Zico, em 1989 – Em pé: Zé Carlos, Josimar, Júnior, Rogério e Leonardo. Agachados: Renato Gaúcho, Bujica, Zico, Zinho, Aílton e Luis Carlos.

 

A camisa de 1992, ano do título brasileiro sobre o Botafogo.

 

Festa rubro-negra na Vila, em 2011: 5 a 4 histórico e eterno com camisa clássica.

 

Em 1995, foi relançada a camisa Papagaio de Vintém em homenagem ao centenário do clube. Nos anos seguintes, a equipe chegou a jogar toda de preto, com camisa preta e menos listras vermelhas, camisa vermelha e até com a camisa azul e dourada lá do começo do século XX, mas que não caiu no gosto dos torcedores e deu um ar de “tabajara” ao time. Em 2009, o time usou pela primeira vez em 25 anos um uniforme limpo e sem patrocínio, algo que parece ter inspirado o clube a conquistar o título do Campeonato Brasileiro daquele ano (já com camisas patrocinadas).

Arte: Mantos do Futebol

 

Camisa de 2009. Foto: Mantos do Futebol.

 

Na Copa de 2014, a Alemanha vestiu rubro-negro em homenagem ao Flamengo justamente contra o Brasil. E venceu por 7 a 1…

 

Gabriel Barbosa e a camisa de 2019.

 

Desde então, o clube segue fiel a sua história e cores trajando sua inconfundível camisa rubro-negra, que caiu no gosto de milhões de torcedores espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

 

Tem muita coisa sobre o Flamengo aqui no Imortais! Tem o esquadrão dos anos 1950, tem o timaço de Zico, tem o do Maestro Júnior, além de jogos marcantes e os clássicos contra Flu e Vasco. Clique aqui e boa leitura! 😀

Este texto foi uma parceria do Imortais com o Mantos do Futebol, mais completo site brasileiro de notícias sobre camisas de futebol. Acesse este link e confira as novidades e lançamentos de todos os clubes do mundo!

 

Licença Creative Commons
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.

Comentários encerrados

Um Comentário

Gol 1000 de Pelé faz 50 anos

História da Camisa do River Plate