in

Libertadores de verdade: Os clubes que homenageiam no nome os heróis da independência

Imagem do site Tudo sim é história. Em pé: Pedro I (BRA), O'Higgins (CHI), Bolívar (VEN), San Martín (ARG), Artigas (URU) e Yegros (PAR). Agachados: Francisco de Miranda (técnico, VEN), Tupac Amaru (PER), Espejo (EQU), Santa Cruz (BOL), Sucre (VEN) y Nariño (COL).
Imagem do site Tudo sim é história. Em pé: Pedro I (BRA), O’Higgins (CHI), Bolívar (VEN), San Martín (ARG), Artigas (URU) e Yegros (PAR). Agachados: Francisco de Miranda (técnico, VEN), Tupac Amaru (PER), Espejo (EQU), Santa Cruz (BOL), Sucre (VEN) y Nariño (COL).

 

Por Leandro Stein

 

Não faltam motivos para exaltar a grandiosidade da Copa Libertadores da América. A tradição, os esquadrões, as particularidades. E uma das razões que fazem o torneio ser único é seu próprio nome. Afinal, se a Conmebol quase sempre é criticada, merece todos os elogios pela homenagem que fez a partir de 1965 – até então, o certame se chamava ‘Copa Campeones de América’, enlatado do homônimo europeu. Um resgate histórico importante para exaltar grandes personagens como Simon Bolívar, José de San Martín, José Artigas, Bernardo O’Higgins e tantos outros que lutaram pela independência dos países sul-americanos – incluindo Dom Pedro I, que, apesar do caráter diferente da luta no Brasil, por vezes é listado entre os libertadores, inclusive pela entidade continental.

E, a cada ano, a Libertadores da América também retoma a memória de seus patronos através dos clubes participantes. Em 2017, por exemplo, três equipes que fazem alusão aos libertadores disputaram o torneio: Godoy Cruz, Melgar e Sport Boys Warnes. Isso sem contar as referências históricas presentes nos detalhes. Por exemplo, o Gran Parque Central, estádio do Nacional de Montevidéu, fica no mesmo local em que o ícone uruguaio José Artigas foi nomeado ‘Jefe de los Orientales’, quase um século antes. Atanasio Girardot, patrono do principal estádio de Medellín, casa de Atlético Nacional e Independiente, lutou ao lado de Simón Bolívar pela formação de Colômbia e Venezuela. Boedo, o bairro que o San Lorenzo chama de casa, homenageia Mariano Boedo, político influente na formação da república. Ou o próprio Atlético Tucumán, da cidade que serviu de berço ao Congresso de Tucumán, onde foi declarada a independência da Argentina e composta a primeira constituição.

São muitos os clubes que celebram os personagens que batalharam pela independência dos países latinos. Alguns chegaram a disputar a Libertadores em anos anteriores, como Bolívar, O’Higgins, Morelia e Olmedo. Outros tantos, estão longe do protagonismo, fadados ao semi profissionalismo, mas não deixam de fazer a contribuição para a história. Curiosamente, no Brasil, o único a receber a honraria é José Bonifácio, na segunda divisão do Paulistão. O Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante, do Distrito Federal, na verdade faz referência a Dom Pedro II.

Nas próximas linhas, listamos os principais clubes que relembram os libertadores em seus nomes. Alguns heróis possuem mais de um homenagem, mas levamos em conta as equipes de maior importância. Além disso, para que um time fosse incluído, consideramos ao menos alguma filiação às principais entidades de seus países – incluindo o México. É difícil imaginar uma competição que consiga reunir todos esses clubes. Mas, se existisse, não haveria maneira melhor de honrar a alcunha de ‘Libertadores da América’.

 

Foot Ball Club Melgar (Peru)

Quem foi Mariano Melgar: Poeta nascido em Arequipa, é considerado um dos precursores do romantismo literário nas Américas e também um dos entusiastas da literatura autenticamente peruana. Criou os yaravíes, cantos populares inspirados nos povos indígenas. Participou da Guerra de Independência, mas acabou tomado como prisioneiro e foi fuzilado em 1815, quando tinha apenas 24 anos de idade.

O clube: O clube foi fundado em 1915 por um grupo de jovens de Arequipa. A intenção na homenagem não era apenas celebrar o centenário de morte do herói local, mas também valorizar a sua obra e os seus ensinamentos. Potência regional, o time se firmou na elite do Campeonato Peruano a partir da década de 1970. Conquistou o seu primeiro título em 1981, até voltar ao topo do país em 2015.

 

Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba (Argentina)

 

Quem foi Tomás Godoy Cruz: Filho de uma abastada família de Mendoza, estudou no Chile, tornando-se bacharel em Direito. Quando voltou à cidade natal, fundou uma fábrica de pólvora e foi eleito ao Congresso de Tucumán, que declarou a independência da Argentina. Colaborou com o exército de José de San Martín durante as guerras de libertação, comprometendo sua própria riqueza ao exército. Posteriormente, foi governador de Mendoza.

O clube: Surgiu em 1921, a partir de um grupo de amigos reunidos no Bar Victoria. O nome faz referência à cidade de Godoy Cruz e, desde 1930, também a Antonio Tomba, dono de uma adega local que contribuiu para os primórdios do clube. Apareceu na elite nacional em 1974, mas somente a partir de 2006 é que se firmou na primeira divisão do Campeonato Argentino.

Sport Boys Warnes (Bolívia)

Quem foi Ignacio Warnes: Nascido em Buenos Aires, o militar participou da Guerra de Independência da Argentina e teve papel destacado nas batalhas que se travaram na região que hoje é a Bolívia. Chegou a liderar a Republiqueta de Santa Cruz, território controlado pelos independentistas.

O clube: A referência ao ícone se faz por conta da cidade do Sport Boys. El Toro foi fundado em 1954, em Santa Cruz de la Sierra, e mudou-se para Warnes na virada do século, visando superar dificuldades financeiras. Os celestes conquistaram o inédito acesso à primeira divisão em 2012/13. Já na temporada 2015-2016, fizeram história com o título do Apertura, que garantiu a estreia na Libertadores de 2017. Equipe de influência política regional, já chegou a “contratar” o presidente Evo Morales.

 

Club Bolívar (Bolívia)

Quem foi Simon Bolívar: A maior referência entre os libertadores da América. O líder político e militar encabeçou a independência de praticamente todo o norte do continente, herói em Peru, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Equador e Panamá. Chegou a ser presidente de todos esses países em meados da década de 1820, com maior influência sobre a Gran Colômbia.

O clube: Nada mais justo que o time para honrar Bolívar seja o mais notável entre todos da lista. La Academia foi fundada em 1925, celebrando o centenário da independência boliviana. Os paceños iniciaram sua trajetória em ligas municipais e logo estabeleceram a rivalidade com o The Strongest. Estrelado por Victor Agustín Ugarte, o Bolívar conquistou o primeiro título profissional do país em 1950 e botou a faixa de campeão boliviano 22 vezes. É o clube local com mais participações na Libertadores, 33 vezes, chegando às semifinais em 1986 e 2014.

Club Deportivo O’Higgins (Chile)

Quem foi Bernardo O’Higgins: O líder da independência chilena era filho de Ambrosio O’Higgins, que governou a Capitania Geral do Chile e foi vice-rei do Peru. No entanto, o herdeiro se distanciou do poder central e se converteu em militar dos rebeldes. Também foi o chefe de Estado dos chilenos durante seis anos.

O clube: El Capo de Província surgiu em 1955, a partir da fusão de dois clubes, o O’Higgins Braden e o América de Rancagua. Os celestes logo passaram a disputar a elite do Campeonato Chileno e chegaram a rondar o título em seus primeiros anos. A era de ouro da equipe veio entre o final da década de 1970 e o início dos anos 1980, com a participação em três edições da Libertadores. Com os problemas financeiros da Codelco, companhia de cobre dona do time, o O’Higgins viveu altos e baixos até se restabelecer em meados dos anos 2000 e conquistar o inédito título do Apertura em 2013.

Centro Deportivo Olmedo (Equador)

Quem foi José Joaquín de Olmedo: Advogado e poeta nascido em Guayaquil, teve grande influência no processo de independência do Equador. Em seus primeiros anos como político, lutou contra as mitas – trabalho compulsório indígena imposto pela Coroa Espanhola. Foi presidente da Província Livre de Guayaquil e criou o exército local, colaborando para a libertação de outros povos da região. Também foi o primeiro vice-presidente da história do Equador.

O clube: Há diferentes versões para a fundação do Olmedo. Uma delas aponta que o clube surgiu em 1916, com cidadãos exaltando o herói da independência no nome. Outra, de que a criação veio em 1919 e o time adotou o nome do logradouro onde aconteceu a reunião definitiva, na cidade de Riobamba. Transitando na elite nacional principalmente a partir da década de 1990, o time foi campeão equatoriano em 2000 e disputou quatro edições da Libertadores.

Deportivo Anzoátegui Sport Club (Venezuela)

Quem foi José Antonio Anzoátegui y Hernández: Oficial do exército venezuelano durante a Guerra da Independência, era o chefe da guarda de Simon Bolívar. Junto com o líder revolucionário, ajudou a libertar os países da porção norte da América do Sul. No início do Século XX, o Estado de Barcelona foi renomeado em sua lembrança.

O clube: O Deportivo Anzoátegui é um mero novato no futebol venezuelano. Foi fundado em 2002, na cidade de Puerto La Cruz, que fica no Estado de Anzoátegui. Ainda assim, até mesmo o nome do estádio dos aurirrojos lembra o general da independência. A ascensão do clube começou a partir de 2007, quando chegou à primeira divisão do Campeonato Venezuelano. Campeão nacional em 2012, disputou a Libertadores em três ocasiões.

Club Monarcas Morelia (México)

Quem foi José María Morelos: O revolucionário mexicano assumiu a liderança do movimento de Independência após a morte de Miguel Hidalgo y Costilla – que, por sua vez, batiza o estádio do Pachuca. O capitão lutou contra os espanhóis até 1815, seis anos antes do fim da guerra. Um dos estados do país emancipado foi batizado em sua honra.

O clube: Fundado em 1924 como Oro Morelia, em referência à cidade que homenageia Morelos. Presente na primeira divisão do Campeonato Mexicano a partir de 1957/58, o clube só foi se tornar protagonista depois de 1996, quando foi comprado pela TV Azteca. Rebatizado de Monarcas em 1996, logo no ano seguinte conquistou seu primeiro título nacional. Também foi vice-campeão da Concachampions por duas vezes no início dos anos 2000. Sua estreia na Libertadores aconteceu em 2002, presente em quatro edições.

Club Atlético Belgrano (Argentina)

Quem foi Manuel Belgrano: O multifacetado protagonista da independência argentina foi militar, economista, jornalista, político e advogado. Foi ativo na defesa de Buenos Aires nos primeiros anos dos conflitos, liderando o Exército do Norte. Também foi o responsável pela criação da bandeira albiceleste e participou das libertações no Paraguai e na Bolívia.

O clube: A fundação dos Piratas em 1905 teve pauta bastante nacionalista. O time adotou as cores da bandeira argentina, além de celebrar a figura do general. O clube de Córdoba limitou-se às competições locais até 1968, quando passou a fazer parte do Campeonato Argentino. Já a estreia na primeira divisão aconteceu em 1992. Ascendido após a histórica vitória que culminou também no rebaixamento do River Plate, os albicelestes estrearam nas competições continentais durante a Copa Sul-Americana de 2016. O futebol argentino conta com mais três equipes chamadas Belgrano.

San Martín de San Juan (Argentina)

Quem foi José de San Martín: O general é um dos maiores ícones da Independência da Argentina, mas também tem sua parte nas histórias do Peru e do Chile. Depois de participar das batalhas nas províncias do Rio da Prata, estendeu sua luta também para os Andes. Foi nomeado protetor do Peru logo após a libertação, ficando por cerca de um ano no posto.

O clube: Apesar da confusão que pode ser feita com o apelido do time, ‘El Santo’, o San Martín ganhou esse nome em 1907 em homenagem ao libertador. Os verdinegros disputaram ligas regionais durante boa parte de sua história, tomando lugar nas competições nacionais a partir da década de 1970. O primeiro acesso à primeira divisão, no entanto, só aconteceu em 2007/08. Bicampeão do interior, o San Martín voltou à primeira divisão em 2015. Outros quatro clubes com o nome de ‘San Martín’ militam na Argentina, com destaque para o San Martín de Tucumán, que disputou três vezes a primeira divisão.

Club Mariscal Sucre de Deportes (Peru)

 

Quem foi Antonio José de Sucre: Um dos principais libertadores, o venezuelano ajudou a liderar as independências de Equador, Peru e Bolívia, além de ter sido chefe de estado dos dois últimos países. Possui departamentos regionais batizados em sua homenagem na Colômbia, no Equador, no Peru e na Venezuela, além da capital constitucional da Bolívia.

O clube: Los Dinamiteros surgiram em um distrito de Lima como Sucre Football Club, deixando clara a referência ao mariscal apenas a partir da década de 1950. Presente em 31 temporadas na elite do Campeonato Peruano, fez sua estreia em 1933 e sagrou-se campeão em 1944 e 1953 – além de ter três títulos da segundona. Vizinho e rival do Alianza Lima, o clube foi extinto em 1977, já longe da primeira divisão. Durante os três primeiros anos, os membros do exército equatoriano que fundaram o El Nacional também batizaram o clube de Mariscal Sucre.

Club Almirante Brown (Argentina)

Quem foi Almirante William Brown: O criador da marinha argentina nasceu na Irlanda e lutou nas Guerras Napoleônicas antes de mudar-se para a Argentina. Foi essencial nas vitórias dos argentinos na Guerra de Independência e na Guerra da Cisplatina, além de romper bloqueio do Rio da Prata organizado por ingleses e franceses em 1845.

O clube: La Fragata passou a honrar o nome do herói argentino a partir de 1912, quando foi criada em La Matanza, província de Buenos Aires. O clube encerrou suas atividades sete anos depois e ressurgiu em 1922, considerada atualmente a data de sua fundação. Os uniformes aurinegros foram herdados do Peñarol, os únicos disponíveis para as primeiras partidas do time. A partir de 1956 os portenhos passaram a disputar o Campeonato Argentino, mas nunca chegaram à elite.

 

Club Mariscal Santa Cruz (Bolívia)

Quem foi Andrés de Santa Cruz: O militar transitou do exército realista para o independentista, sendo um dos líderes das guerras vitoriosas que emanciparam Bolívia e Peru. Chegou a presidir os dois países, assim como estabeleceu a Confederação Peru-Boliviana por três anos.

O clube: Surgiu em 1923 como Northern Football Club, mas acabou adquirido em 1965 pelo exército, quando passou a homenagear o mariscal. A equipe de La Paz participou cinco vezes da primeira divisão nacional, mas acabou extinto em 1976, por ordem do ditador Hugo Banzer. La Academia foi responsável pelo único título continental do futebol boliviano, ao ganhar a antiga Recopa Sul-Americana (com a participação dos vencedores das copas) em 1970, batendo o El Nacional na decisão. Jogadores de renome, como Victor Agustín Ugarte e Juan Américo Díaz, também passaram por lá.

Club Sportivo Independiente Rivadavia (Argentina)

Quem foi Bernardino Rivadavia: Nome influente durante o processo de independência da Argentina, ajudou na organização institucional do novo país e foi eleito o seu primeiro presidente. Entretanto, os termos da primeira constituição argentina acabaram por abreviar o seu governo, com o político se mudando para a Espanha, onde faleceu.

O clube: Fundado em Mendoza, surgiu em 1913 como Club Atlético Independiente, fundindo-se seis anos depois com o Club Sportivo Rivadavia. Durante a maior parte de sua existência disputou torneios regionais, com aparições esporádicas nas competições nacionais até a década de 1980. Entretanto, nos anos 1990 se firmou na terceira divisão argentina, e tem figurado constantemente na segundona desde 2007/08. Entre os seus jogadores mais famosos está Héctor Cúper.

Club Mariscal Castilla (Peru)

Quem foi Ramón Castilla: O mariscal participou dos exércitos realistas no início de sua carreira militar, mas resolveu se juntar à luta pela independência pouco tempo depois. Também foi presidente do Peru por quatro mandatos, considerado progressista e inovador – entre suas ações, libertou os escravos, encerrou o tributo indígena e reformou a educação.

O clube: O maior momento da equipe da capital peruana aconteceu durante os anos 1950. Os verdolagas conquistaram em anos seguidos um torneio regional de Lima e a segunda divisão, que lhe deram o direito de disputar a elite do Campeonato Peruano entre 1958 e 1960. Desapareceu na década seguinte e, recentemente, foi refundado para disputar ligas distritais.

Centro Deportivo y Social Lord Cochrane (Chile)

Quem foi Thomas Cochrane: Almirante escocês e protagonista nas Guerras Napoleônicas, Cochrane recebeu o apelido de ‘Sea Wolf’ (lobo do mar). Liderou a esquadra chilena durante a guerra de independência contra as forças reais e também participou de batalhas no Brasil. Lutou contra tropas portuguesas na Bahia e no Maranhão, além de combater a Confederação do Equador.

O clube: A equipe semi-amadora da cidade de Concepção foi estabelecida em 1916, promovendo também a criação do Deportes Concepción em 1966. Potência nas competições regionais, El Lord teve sua maior glória em 2008, com o título do Campeonato Amador de Clubes Campeões, que lhe rendeu uma vaga na Copa do Chile.

José Bonifácio Esporte Clube (Brasil)

Quem foi José Bonifácio: O ‘Patriarca da Independência’ articulou a cisão com o Império Português em 1822. Apoiando Dom Pedro I, ajudou a organizar a resistência militar contra as tropas portuguesas e participou da reorganização política do país. Também foi o tutor de Dom Pedro II durante sua infância.

O clube: A Serpente do Vale surgiu em 1961, denominada por causa do município de José Bonifácio, no interior de São Paulo. O clube nunca foi além da segunda divisão estadual, com a conquista da Série A3 de 1972 no currículo. Após superar os problemas financeiros que o fizeram fechar as portas há 18 anos, o clube milita na segunda divisão paulista.

Artigas Sportivo Club (Uruguai)

Quem foi José Gervásio Artigas: O militar nascido em Montevidéu se tornou ‘El Jefe de los Orientales’, fundamental na luta pela independência contra as monarquias de Espanha e Portugal, que exerciam domínio sobre a Banda Oriental. Contribuiu de forma indireta para que a autonomia e a democracia fossem estabelecidas no Uruguai e no norte da Argentina. Possui uma placa em sua homenagem na entrada do Gran Parque Central, estádio do Nacional (foto abaixo).

O clube: Fundado dois dias depois do aniversário de Artigas, o clube da cidade de Melo resolveu homenagear o herói nacional. Disputa os campeonatos departamentais em Cerro Largo e conquistou a Copa El País em 1993, considerado o título de ‘campeão do interior’ no Uruguai.

Club Atlético Güemes (Argentina)

Quem foi Martín Miguel Güemes: O general foi um dos líderes do Exército do Norte na Guerra de Independência da Argentina. Foi governador da província de Salta e também formou a resistência contra as invasões realistas no interior do país.

O clube: Fundado em 1932, decidiu emprestar o nome de Güemes para exaltar as virtudes do herói nacional. O próprio apelido de ‘El Gaucho’ faz referência ao libertador. Sediado em Santiago del Estero, cidade próxima a Rosário, a equipe possui vários títulos regionais e hoje milita na terceira divisão argentina.

Lavalleja Fútbol Club (Uruguai)

Quem foi Juan Antonio Lavalleja: Capitão de Artigas, liderou posteriormente o grupo dos Treinta y Tres Orientales, cujas ações revolucionárias culminaram na vitória sobre o Império do Brasil e na fundação do Uruguai. Chegou também a governar o país.

O clube: A nomeação em 1915 veio em homenagem ao libertador – que também dá nome ao departamento no qual a cidade de Minas se localiza – justamente porque não se chegava a um consenso sobre como seria batizado o clube. El Lava é frequentador assíduo do Campeonato Minuano de Fútbol, com três títulos, e foi vice-campeão da Copa El País, principal torneio do interior uruguaio.

Club Fulgencio Yegros (Paraguai)

Quem foi Fulgencio Yegros: Chamado de ‘Pai da Pátria’ no Paraguai, o militar participou ativamente das lutas pela independência. Com apenas 31 anos de idade, foi o presidente da junta governativa do país por dois anos e também se tornou cônsul da república.

O clube: A agremiação é sediada na cidade de Ñemby, região metropolitana de Assunção. Seus primeiros uniformes foram do Vélez Sarsfield, trazidos de Buenos Aires. Milita na División Intermedia, equivalente à segundona do Campeonato Paraguaio, para a qual ascendeu pela primeira vez em 2016. Também possui alguns títulos regionais.

Club Atlético Mariano Moreno (Argentina)

Quem foi Mariano Moreno: O portenho foi advogado e jornalista, com papel central na deposição do representante real nas Províncias do Rio da Prata. Participou do governo da Primeira Junta, que passou a administrar a região a partir de então, e foi um grande defensor dos direitos dos indígenas.

O clube: Os alvinegros nasceram nos últimos anos do amadorismo no futebol argentino e permanecem assim até os dias atuais. Participa dos campeonatos regionais em Junin, nas proximidades de Buenos Aires. Conquistou 20 vezes a Liga Deportiva del Oeste. Um extinto clube de Buenos Aires, que também homenageava Mariano Moreno, foi o primeiro adversário da história do Boca Juniors, derrotado por 4 a 0.

* O meu muito obrigado a Caio Brandão da Costa e Javier Rivera, por ajudarem a enriquecer a matéria.

 

Este texto foi publicado pelo magnífico site Trivela e cedido ao Imortais. Se você gosta de textos bem escritos e é apaixonado por futebol, ler o Trivela é quase uma obrigação. Acesse o site https://trivela.com.br/ e siga o portal no Facebook (https://www.facebook.com/sitetrivela/) e no Twitter (https://twitter.com/trivela).

 

 

Licença Creative Commons
O trabalho Imortais do Futebol – textos do blog de Imortais do Futebol foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial – SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em imortaisdofutebol.com.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença.

Vila Belmiro – Reino do Futebol

O quão longe Mohamed Salah pode chegar?