in

Os países de maior sucesso na Copa Libertadores

 

A Copa Libertadores 2020 chegou em sua fase final e a decisão de 30 de janeiro de 2021, que será disputada no icônico Maracanã, no Rio de Janeiro, já se aproxima.

Os brasileiros Santos e Palmeiras superaram os argentinos Boca Juniors e River Plate, respectivamente, e já estão na final, garantindo mais uma taça para o Brasil. No entanto, se você ainda está buscando escolher um campeão nas apostas online, então talvez nosso guia das nações mais bem-sucedidas na história do torneio o ajude a fazer uma seleção. Continue lendo para saber mais.

 

Argentina – 25 títulos

Campeão em 2018, River foi o último argentino a erguer o troféu.

 

Com impressionantes 25 títulos, a Argentina é a nação de maior sucesso na história da Copa Libertadores. Oito diferentes equipes contribuíram para o grande número de vitórias. O Independiente é o time de maior sucesso, não apenas da Argentina, mas na história do torneio com sete títulos, enquanto o Boca Juniors teve o maior sucesso na história recente, com quatro de seus seis títulos ocorrendo entre 2000 e 2007. River Plate e Estudiantes são os próximos da lista com quatro cada um, enquanto Racing, Argentinos Juniors, Vélez Sarsfield e San Lorenzo ostentam um título cada.

 

Brasil – 21 títulos

Atual campeão, o Flamengo fez o Brasil encostar ainda mais nos hermanos.

 

Não é nenhuma surpresa que o Brasil esteja em segundo lugar na lista. Dez times contribuíram para os 21 títulos do país, com São Paulo, Grêmio, Santos e Palmeiras empatados em três vitórias cada, enquanto Cruzeiro, Internacional e Flamengo têm dois títulos cada. Palmeiras, Vasco da Gama, Corinthians e Atlético Mineiro conquistaram o troféu uma vez. A maior parte do sucesso do país veio nos últimos 30 anos, com o título voltando para o país em 16 ocasiões desde 1990.

 

Uruguai – 8 títulos

Campeão em 1987, Peñarol celebrou sua 5ª glória naquele ano…

 

… No ano seguinte, o rival Nacional venceu sua terceira Liberta. Desde então os clubes uruguaios não venceram mais a competição.

 

Um pouco atrás dos líderes, com oito títulos, está o Uruguai. As oito vitórias da nação são compartilhadas por apenas dois times; Peñarol (5) e Nacional (3). O primeiro teve a maior parte de seu sucesso na década de 1960, vencendo as duas primeiras edições do torneio em 1960 e 1961, antes de somar seu terceiro título em 1966. Só em 1982 o Peñarol experimentou o sucesso novamente, e seu quinto e último título veio logo depois, em 1987. O Nacional chegou à final três vezes ao longo dos anos 1960 antes de finalmente ganhar o troféu em 1971. Mais duas vitórias se seguiram em 1980 e 1988, mas o título não voltou ao Uruguai desde então.

 

Colômbia e Paraguai – 3 títulos cada

Atlético Nacional foi o último colombiano a erguer o troféu, em 2016…

 

Já o Olimpia fez a festa pela última vez em 2002.

 

Atlético Nacional (2) e Once Caldas (1) são os únicos times colombianos a terem vencido a competição. O primeiro conquistou seu primeiro título em 1989 e em seguida veio outra vitória em 2016, enquanto o Once Caldas conquistou seu único título em 2004 – batendo o Boca Juniors na final. Vale lembrar que o América de Cali foi quatro vezes vice-campeão (1985, 1986, 1987 e 1996).

O Olimpia é a única equipe do Paraguai a ter vencido o torneio, e isso aconteceu em três ocasiões. Sua primeira vitória veio em 1979, quando também bateu o Boca Juniors, antes de mais canecos em 1990 e 2002. 

 

Chile e Equador – Um título cada

Chilenos do Colo-Colo celebram a única Libertadores do país, em 1991…

 

… E a festa equatoriana em 2008.

 

Equipes do Chile e do Equador conquistaram o título uma vez cada, com o Colo-Colo vencendo em 1991, enquanto a LDU foi a vencedora em 2008. México, com três vices, e Peru, com dois, foram as outras nações que mais se aproximaram da Glória Eterna.

 

Comentários encerrados

Um Comentário

Seleção dos Sonhos de Portugal

20 jogos marcantes de clubes brasileiros em torneios amistosos no exterior