Os países de maior sucesso na Copa Libertadores

 

A Copa Libertadores 2020 chegou em sua fase final e a decisão de 30 de janeiro de 2021, que será disputada no icônico Maracanã, no Rio de Janeiro, já se aproxima.

Os brasileiros Santos e Palmeiras superaram os argentinos Boca Juniors e River Plate, respectivamente, e já estão na final, garantindo mais uma taça para o Brasil. No entanto, se você ainda está buscando escolher um campeão nas apostas online, então talvez nosso guia das nações mais bem-sucedidas na história do torneio o ajude a fazer uma seleção. Continue lendo para saber mais.

 

Argentina – 25 títulos

Campeão em 2018, River foi o último argentino a erguer o troféu.

 

Com impressionantes 25 títulos, a Argentina é a nação de maior sucesso na história da Copa Libertadores. Oito diferentes equipes contribuíram para o grande número de vitórias. O Independiente é o time de maior sucesso, não apenas da Argentina, mas na história do torneio com sete títulos, enquanto o Boca Juniors teve o maior sucesso na história recente, com quatro de seus seis títulos ocorrendo entre 2000 e 2007. River Plate e Estudiantes são os próximos da lista com quatro cada um, enquanto Racing, Argentinos Juniors, Vélez Sarsfield e San Lorenzo ostentam um título cada.

 

Brasil – 20 títulos

Atual campeão, o Flamengo fez o Brasil encostar ainda mais nos hermanos.

 

Não é nenhuma surpresa que o Brasil esteja em segundo lugar na lista. Dez times contribuíram para os 19 títulos do país, com São Paulo, Grêmio e Santos empatados em três vitórias cada, enquanto Cruzeiro, Internacional e Flamengo têm dois títulos cada. Palmeiras, Vasco da Gama, Corinthians e Atlético Mineiro conquistaram o troféu uma vez. A maior parte do sucesso do país veio nos últimos 30 anos, com o título voltando para o país em 14 ocasiões desde 1990.

 

Uruguai – 8 títulos

Campeão em 1987, Peñarol celebrou sua 5ª glória naquele ano…

 

… No ano seguinte, o rival Nacional venceu sua terceira Liberta. Desde então os clubes uruguaios não venceram mais a competição.

 

Um pouco atrás dos líderes, com oito títulos, está o Uruguai. As oito vitórias da nação são compartilhadas por apenas dois times; Peñarol (5) e Nacional (3). O primeiro teve a maior parte de seu sucesso na década de 1960, vencendo as duas primeiras edições do torneio em 1960 e 1961, antes de somar seu terceiro título em 1966. Só em 1982 o Peñarol experimentou o sucesso novamente, e seu quinto e último título veio logo depois, em 1987. O Nacional chegou à final três vezes ao longo dos anos 1960 antes de finalmente ganhar o troféu em 1971. Mais duas vitórias se seguiram em 1980 e 1988, mas o título não voltou ao Uruguai desde então.

 

Colômbia e Paraguai – 3 títulos cada

Atlético Nacional foi o último colombiano a erguer o troféu, em 2016…

 

Já o Olimpia fez a festa pela última vez em 2002.

 

Atlético Nacional (2) e Once Caldas (1) são os únicos times colombianos a terem vencido a competição. O primeiro conquistou seu primeiro título em 1989 e em seguida veio outra vitória em 2016, enquanto o Once Caldas conquistou seu único título em 2004 – batendo o Boca Juniors na final. Vale lembrar que o América de Cali foi quatro vezes vice-campeão (1985, 1986, 1987 e 1996).

O Olimpia é a única equipe do Paraguai a ter vencido o torneio, e isso aconteceu em três ocasiões. Sua primeira vitória veio em 1979, quando também bateu o Boca Juniors, antes de mais canecos em 1990 e 2002. 

 

Chile e Equador – Um título cada

Chilenos do Colo-Colo celebram a única Libertadores do país, em 1991…

 

… E a festa equatoriana em 2008.

 

Equipes do Chile e do Equador conquistaram o título uma vez cada, com o Colo-Colo vencendo em 1991, enquanto a LDU foi a vencedora em 2008. México, com três vices, e Peru, com dois, foram as outras nações que mais se aproximaram da Glória Eterna.

 

1 thought on “Os países de maior sucesso na Copa Libertadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido. Precisa de algo? Entre em contato com o autor.