in

Estádios Lendários do Futebol

 

Os estádios de futebol são pontos turísticos icônicos que cativam não só por suas arquiteturas, mas também pela cultura e a história dos clubes que os frequentam. Com o tempo, os estádios se tornam referências de diferentes cidades e países.

Mas os estádios não são apenas palcos de jogos de futebol. Eles são como templos religiosos para os fanáticos, ou visitas obrigatórias para turistas e apaixonados pelo esporte. E, em alguns casos, abrigam shows memoráveis, espetáculos e até esportes diferentes. 

Futebol brasileiro

O futebol é o esporte mais popular do mundo. Mas, no Brasil, é a maior paixão dentre todos os esportes. Até as apostas esportivas futebolísticas, que se podem fazer pela internet, se tornaram a nova tendência na atualidade. E os estádios brasileiros foram fundamentais para a construção desse amor do torcedor pelo futebol. Confira a seguir alguns dos principais:

 

Maracanã

Conhecido como o “templo do futebol”, é o estádio mais importante do Brasil e um dos mais famosos do mundo, com capacidade para pouco mais de 70 mil pessoas. É um estádio compartilhado pelos clubes da cidade do Rio de Janeiro, em especial Flamengo e Fluminense, com o Vasco e o Botafogo atuando em menor frequência.

 

Mineirão

É um dos mais populares do Brasil, fica localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, e foi reformado para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, como também outros espetáculos. Tem capacidade para pouco mais de 60 mil torcedores.

 

Morumbi

Um dos mais tradicionais estádios do Brasil, já foi palco de jogos épicos por quase todos os torneios, incluindo Libertadores e até o Mundial de Clubes da FIFA de 2000. É de propriedade do São Paulo Futebol Clube e comporta mais de 60 mil torcedores.

 

Vila Belmiro

Mesmo pequenino – comporta pouco mais de 16 mil torcedores -, é um estádio centenário e berço de lendas do futebol, dentre eles o maior de todos, Pelé. É a casa do Santos Futebol Clube.

Alguns dos mais lendários da América Latina

 

La Bombonera

Outro dos mais significativos da América Latina é o estádio de Boca Juniors, muito conhecido também pela influência de Diego Maradona. É o estádio mais icônico da Argentina.

 

Monumental

Maior estádio da Argentina, perde em popularidade para La Bombonera, mas é cheio de história por ter abrigado as principais partidas e a final da Copa do Mundo de 1978, vencida pela anfitriã. 

 

Estádio Azteca

O estádio mexicano é um dos mais importantes da história do futebol pelas partidas que abrigou em duas Copas do Mundo, em 1970 e 1986. É gigantesco, já que tem capacidade para mais de 87 mil pessoas, mas já abrigou mais de 119 mil pessoas em seus tempos áureos, nos anos 1970 e 1980.

 

Monumental “U”

Localizado em Lima, Peru, foi palco da primeira final única da Libertadores, em 2019, e é a casa do Universitario. É um dos poucos atualmente a abrigar mais de 80 mil pessoas.

 

Centenário

Palco da final da primeira Copa do Mundo, em 1930, o estádio uruguaio, localizado em Montevidéu, é um verdadeiro museu a céu aberto, com placas e esculturas ao seu redor que comprovam a alcunha de “Monumento do Futebol Mundial” recebido pelo gigante nos anos 1980. Embora precise de reformas urgentes, é um dos estádios mais queridos pelos amantes do futebol. Tem capacidade para pouco mais de 60 mil torcedores.

 

Estádio Nacional de Santiago

Célebre por receber 11 finais de Copa Libertadores e a primeira conquista da seleção do Chile na Copa América, em 2015, mas também por possuir um passado obscuro dos tempos de ditadura, o estádio chileno é o mais importante do país e também da América do Sul. Comporta quase 50 mil pessoas.

Alguns dos mais lendários da Europa

 

Camp Nou

O estádio de Barcelona, que significa “campo novo”, conta com instalações bem completas e até um museu com a história do clube. Tem capacidade para mais de 99.000 pessoas e é o maior do Velho Continente.

 

Wembley Stadium

 

É um dos maiores estádios da Europa, situado em Londres. Com capacidade para mais de 90.000 pessoas, recebe partidas de futebol, rugby e atletismo, além dos esportes, também recebe shows de artistas.

 

Estádio Santiago Bernabéu

Com uma capacidade para mais de 81.000 pessoas, o estádio do Real Madrid também é um dos mais importantes do futebol europeu e foi palco da final da Copa do Mundo de 1982. Passa por reformas atualmente.

 

San Siro

Um dos mais lendários estádios da Europa e talvez o mais importante da Itália, é a casa da Internazionale e do Milan, os gigantes de Milão. Com uma arquitetura icônica, comporta mais de 80 mil pessoas.

 

Westfalenstadion

Casa do Borussia Dortmund, é o maior estádio da Alemanha e abriga mais de 81 mil pessoas. Foi um dos estádios das Copas de 1974 e 2006.

 

Estádio da Luz

Casa do Benfica, passou por amplas reformas com foco na Eurocopa de 2004 que diminuíram drasticamente sua capacidade, que era de mais de 100 mil pessoas, para pouco mais de 64 mil pessoas, mas segue com sua história intacta e palco mais importante do futebol português.

 

Anfield Road

Santuário do Liverpool, é um dos estádios mais cultuados pelos fãs do futebol e por possuir saborosas histórias envolvendo os Reds em jogos de competições europeias, em especial a Liga dos Campeões da UEFA. Possui capacidade para pouco mais de 50 mil torcedores.

 

Old Trafford

Foto: Skynews

 

O Teatro dos Sonhos é a casa do Manchester United e também é um ícone do futebol inglês e europeu, palco de jogos épicos e desfiles de craques inesquecíveis. Comporta quase 75 mil pessoas.

 

Johan Cruyff Arena

Mesmo novo – foi inaugurado em 1996 -, o estádio, localizado em Amsterdã (Holanda), é um marco para o futebol por ter sido a primeira arena propriamente dita, uma inspiração para dezenas de estádios reformados ou reconstruídos posteriormente. É a casa do Ajax e abriga 55 mil torcedores, chegando a mais de 70 mil em shows. Até 2018, o estádio se chamava Amsterdam ArenA, mas mudou de nome para homenagear o lendário craque e ídolo alvirrubro Johan Cruyff.

 

Leia mais sobre grandes estádios do mundo clicando aqui!

Técnico Imortal – Udo Lattek

Esquadrão Imortal – São Paulo 1985-1987