De craque a renegado: a passagem frustrada de Lucas Lima no Palmeiras


 

O atleta, que não estava sendo utilizado pelo técnico Abel Ferreira, foi negociado por empréstimo com o Fortaleza. Vínculo com time cearense vai até o fim da temporada

 

Contratado como um dos principais jogadores do futebol brasileiro em 2018, Lucas Lima nunca conseguiu render o esperado e decidir campeonatos no Palmeiras, como o protagonista que dele se esperava. Agora, três anos depois da negociação e com um sentimento de frustração por parte da torcida, o meia deixa o clube paulista até o fim da temporada para se juntar ao Fortaleza.

Lucas Lima foi negociado sem custos, já que estava de saída do Santos. Por lá, foram três temporadas de alto nível que o levaram inclusive à seleção brasileira. Com a camisa 10 do Peixe, o meia foi apontado por comentaristas e também jogadores como um dos mais habilidosos atletas em atividade no futebol nacional. Apesar da rivalidade, boa parte da torcida do Palmeiras aprovou a transação quando ela foi concretizada.

Mas, desde que chegou ao Palmeiras, Lucas Lima não conseguiu repetir as boas atuações. Diversos foram os técnicos que passaram pelo clube e não conseguiram extrair do atleta o mesmo futebol que ele apresentou em outros momentos. Felipão, Roger Machado, Vanderlei Luxemburgo e Abel Ferreira tentaram de todas as formas resgatar o futebol do jogador, mas não conseguiram. Sem sequência, o meia foi ficando cada vez mais marginalizado no elenco.

A torcida teve uma ponta de esperança no início deste ano. Com parte dos atletas de folga após a maratona que levou às conquistas da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, o técnico Abel Ferreira rodou bastante o elenco palmeirense. Jogadores antes esquecidos, como Gustavo Scarpa, tiveram oportunidades seguidas – o meia, inclusive, tornou-se um dos principais jogadores do elenco e hoje é considerado titular na equipe do português.

Lucas Lima também esteve nesse balaio. Chegou a ostentar a braçadeira de capitão no Campeonato Paulista, marcou gols e teve atuações interessantes. Mas, com o retorno dos titulares da posição, foi perdendo espaço. Mais do que isso: o atleta nunca demonstrou vontade em ser titular do Palmeiras, quase sempre com um ritmo de jogo aquém do esperado para um atleta de alto rendimento.

O estopim da crise aconteceu em junho deste ano, quando o atleta rompeu os protocolos de segurança contra a pandemia e foi flagrado pela torcida em uma suposta festa clandestina. O meia foi alvo de xingamentos nas redes sociais. A torcida pediu a saída imediata do jogador, que foi afastado pela diretoria e não entrou mais em campo com a camisa do clube. Lucas Lima deixa o Palmeiras com 165 jogos e 12 gols. Ele participou das conquistas do Brasileirão de 2018, além do Paulistão, da Copa do Brasil e da Libertadores de 2020.

Agora, o destino do jogador será o Fortaleza, até o fim do Campeonato Brasileiro. O clube cearense vai arcar com 20% do salário do meia, que beira R$ 1 milhão de reais. A ideia é que o atleta tenha alguma valorização e possa ser negociado no início do ano que vem. Ele tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2022, mas a diretoria não quer mantê-lo no elenco, sobretudo por causa do alto salário.

Lucas Lima estreou no dia 30 de agosto, no empate em 0 a 0 do Fortaleza contra o Cuiabá, pela 18ª rodada do Brasileirão 2021. Foto: CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO.

 

No Fortaleza, o clima é de esperança na chegada do atleta. “É um jogador extremamente qualificado, tecnicamente indiscutível, e que está com muita fome de bola, quer jogar no Fortaleza. Conversou comigo e Vojvoda em São Paulo, pessoalmente. E tinha propostas, mas escolheu o Fortaleza. Disse que ficou impressionado com o jogo contra o Palmeiras na Série A, achou o time muito competitivo e intenso”,  afirmou Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.

Hoje, o meia responsável pelo setor criativo do Tricolor é Matheus Vargas. Lucas Lima disputará posição na equipe de Vojvoda, que tem feito uma ótima temporada, com um jogo envolvente e objetivo. Em 2021, Lucas Lima acumula oito partidas e dois gols.

1 thought on “De craque a renegado: a passagem frustrada de Lucas Lima no Palmeiras

  1. Como torcedor do Verde, é fácil para mim confessar: LL teve uma boa fase no início da carreira, mas não é um grande jogador. Não é. Simples assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido. Precisa de algo? Entre em contato com o autor.